Partiu Portugal: CBDU convoca seleção que representará o Brasil no Campeonato Mundial Universitário de Futsal

Próximo destino: Portugal! A CBDU realizou a convocação oficial das seleções brasileiras universitárias que representarão o país no Campeonato Mundial Universitário de Futsal (World University Championship – WUC Futsal), organizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). A competição acontece nas cidades de Braga e Guimarães, em Portugal, de 18 a 24 de julho. Ao todo, 28 atletas foram convocados; 14 no masculino e 14 no feminino. Confira:

Para a convocação, a CBDU delimita uma comissão técnica que analisa e seleciona os nomes entre os melhores atletas universitários em atividade, e que também se enquadrem nos critérios abaixo:

  1. Ter nacionalidade do país que representará;
  2. Ter no mínimo 18 anos e no máximo 25 no dia 31 de dezembro do ano do evento (para 2022 os atletas devem ter nascido entre 01/01/1997 e 31/12/2004);
  3. Estar regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior, ou ser ex-aluno de uma Instituição de Ensino Superior com diploma datado do ano anterior à realização do evento (2021).

Wilson Sabóia é um dos nomes por trás da convocação; responsável pelo time feminino. Membro da comissão técnica formada pela CBDU para a competição, ele também é o atual técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futsal e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), além de ter participado como auxiliar técnico dos mundiais universitários de futsal de 2012 e 2014, nos quais o Brasil foi campeão. Ele explica que, além dos critérios estabelecidos pela FISU, também são considerados para a convocação fatores como a técnica de cada atleta, o entendimento tático de jogo, preparo físico, e comportamento dentro e fora da quadra.

– É uma seleção nova, no aspecto de nunca ter participado de um mundial universitário pela questão da idade. Mas, eu vejo que é uma formação que tem muita competência técnica e tática. Se elas entenderem tudo o que for passado, tenho certeza que teremos bons resultados. Essa é a nossa intenção, representar bem a CBDU, bem o Brasil, fazendo um trabalho de excelência. Eu acredito que o processo é mais importante do que o produto final, então nosso foco agora é o processo, os treinos, os modelos de jogo, envolvimento das atletas e etc – destaca Wilson Sabóia .

Já no masculino, quem está a frente do time é Bruno Silva, que também estava presente na conquista do título em 2016, na edição do mundial em Goiânia. “Se tratando de Brasil e de CBDU as expectativas são sempre altas. A gente sempre que participa da competição historicamente tem chegado às decisões, quando não com o título. É um campeonato com nível técnico altíssimo, não só no masculino, mas no feminino também. A gente espera fazer o melhor trabalho possível e consequentemente levar o Brasil até o lugar mais alto do pódio”, finaliza Brunão, como é conhecido no meio.

Quem acolhe a 17ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Futsal em Braga é a Universidade do Minho, que recebe pela oitava vez um Campeonato Mundial Universitário, e pela terceira vez o Campeonato Mundial Universitário de Futsal (1998 e 2012).

NOTÍCIAS RELACIONADAS