Abertura do Mundial Universitário de Triathlon reuniu 20 delegações e tornou-se um evento histórico nesta quinta-feira, em Maceió

Por Gleycyanny Romão – voluntária de imprensa Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2022

A cerimônia de abertura para dar início ao Mundial Universitário de Triathlon foi realizada nesta quinta-feira, 8, na praia de Pajuçara, em Maceió, Alagoas. Durante o evento, o público curtiu o desfile de 20 delegações e a apresentação de dança da quadrilha Xique-Xique, do bairro do Jacintinho.

Foto: @targetprodutora/CBDU

A competição tem início nesta sexta-feira, 9, e 96 atletas vão dar a largada na Praça Multieventos. A partir de 7h, as mulheres iniciam o circuito e depois, às 9h, é a vez dos homens estrearem na prova. O percurso inclui 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. As 20 equipes participantes estão representando os países: Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, República Tcheca, Estônia, Alemanha, Irã, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Polônia, Portugal, Suíça, Estados Unidos e Brasil.

O presidente do Comitê Olímpico brasileiro (COB), Paulo Wanderley, não poupou elogios para a organização do evento. “Está sendo um sucesso, muito alegre, muito competitivo e bem conduzido”.

O atleta do Brasil, Thiago Gomide, é um dos representantes da seleção brasileira. Com apenas 21 anos, ele conta que é a primeira vez que está participando do mundial. “Para mim, foi uma honra fazer o juramento, uma grande representatividade. Conhecendo os atletas, vai ser uma prova de altíssimo nível, mas vamos aproveitar a torcida da casa para ganhar força”.

Luciano Cabral, presidente da CBDU e vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), destaca que é uma das maiores edições. “Estamos retornando após a pandemia, está sendo inesquecível. Queremos tornar Maceió a capital mundial do triathlon”.

Alberto Kruschewsky é assistente de delegado técnico e afirma que participar do evento é fazer parte da história do triatlo mundial. “O esporte está sendo muito procurado por ser dinâmico e que engloba 3 provas diferentes. O público também vai ter a oportunidade de acompanhar o circuito e todas as transições”. Francelino Amaral, Secretário de turismo, esporte e lazer do Município, evidencia a felicidade por Maceió estar sediando esses eventos e diz que a prefeitura não está medindo esforços para que a cidade seja a capital do turismo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS