Primeiro dia de competições dos JUBs Brasília 2022

Começou! Os Jogos Universitários Brasileiros de 2022, em Brasília, já podem ser considerados os maiores da história. Essa é a 69ª edição da competição e o número de participantes – sete mil – já supera o quantitativo do ano anterior – cinco mil pessoas. 

Os 20 locais de competição espalhados pelo Distrito Federal começaram a receber os jogos de parte das 28 modalidades presentes nos JUBs. Um dos principais polos, que pode ser considerado o coração dos jogos, é o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O espaço agrega inúmeras ativações de interação entre os participantes, como o Boulevard dos Atletas. 

Nesta terça-feira (20), o CICB recebeu as primeiras disputas do handebol, basquete e E-sports (Esportes Eletrônicos). A natação e o paradesporto também começaram na Associação dos Servidores do Banco Central (ASBAC). Já o atletismo e o paradesporto também iniciaram, no Comando Militar do Planalto (CMP).

Foto: Rodrigo Pertoti/Light Press/CBDU

O nadador Guilherme Lisboa, da Universidade Federal de Uberlândia-MG, começou com o pé direito. O atleta, que é veterano dos JUBs – terceira participação, enfrentou uma piscina pesada, mas conseguiu a medalha de bronze. “Mesmo pesada, foi muito bom. Foi o meu melhor tempo da vida nos 400m medley”, afirma. 

Letícia Albuquerque, da UniNassau-PB, participa pela primeira vez dos JUBs. Ela faz parte da equipe de handebol e enfrentou o time de Goiás neste primeiro jogo. Letícia garante que está tendo ótimas impressões sobre os JUBs. “A experiência está sendo muito boa. A estrutura é maravilhosa. Infelizmente hoje perdemos o jogo por duas bolas, mas a expectativa ainda é boa, porque somos o favorito da chave e vamos em busca da medalha”.

Outras modalidades começam a partir da quarta-feira (21), como  karatê, taekwondo e judô. A karateca da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Débora Lima, participa pela terceira vez. Os JUBs 2022 serão classificatórios para o Mundial Universitário de Karatê, que vai acontecer na Turquia. “A cada JUBs é sempre uma surpresa nova. Este ano, no karatê, o nível é altíssimo. Temos vários atletas da seleção brasileira. Então o nível técnico promete muito. ”, avalia. 

Maria Fernanda, da equipe de taekwondo da Faculdade Pitágoras Betim-MG, destaca o propósito dos JUBs. “É um incentivo muito grande para o estudante-atleta. Poder juntar o esporte – que é tão importante para o cidadão – e a faculdade, incentiva e valoriza o cidadão em prol do futuro”

As modalidades natação, vôlei, handebol e futsal serão transmitidas no YouTube da CBDU. Além dessas, todas do E-sports serão transmitidas através do nosso canal na Twitch.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS