Referência internacional, JUBs 2022 é usado de intercâmbio para dupla europeia

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são essenciais para a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) estreitar laços com a comunidade internacional universitária. O evento contou com a presença de dois convidados europeus que acompanharam o desenrolar dos jogos desde a organização até o fim e puderam trocar conhecimentos com funcionários e atletas.

Olivier van Bogaert, diretor de comunicação da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) há oito meses, veio ao JUBs representar a principal entidade do desporto universitário para adquirir experiência.“Estou aqui no JUBs como observador para saber como funciona um grande evento”, explicou.

Outro convidado da CBDU para o intercâmbio, foi Davide Bruno, diretor de comunicação organizacional da Universidade do Minho, em Portugal. “Fui convidado pelo presidente e vice-presidente da CBDU durante o mundial universitário da FISU em julho, em Portugal.A Universidade do Minho se sentiu honrada pelo convite e me enviou para presenciar um dos principais eventos esportivos do mundo”, destacou o português.

Foto: Paulo Cavera/Light Press/CBDU

O suíço Olivier exaltou o número de profissionais da CBDU que é o mesmo da FISU, número que para ele representa bem o tamanho da entidade. “Já sabemos que a CBDU é um grande afiliado da FISU e tem muita experiência em organizações de grandes jogos.”Com a pandemia, o diretor da FISU não teve a oportunidade de prestigiar os eventos universitários. “Foi minha primeira experiência em grandes jogos e com essa vivência pude me preparar para os próximos eventos”.

Bruno também exaltou a organização do evento ao dizer que a equipe de funcionários o surpreendeu positivamente, conseguindo sempre o que pra ele já estava bom. “Todas as áreas podem ser consideradas no topo do esporte universitário. A organização pode ser considerada referência não só na Europa, como no mundo todo.”, elogiou.

Bruno contou que tem compartilhado alguns vídeos com seus amigos na Europa e recebido feedbacks bem positivos. “Eu brinco dizendo que não compartilho nem um décimo do que vejo para não ficarem impactados.”

Ao serem perguntados sobre suas impressões da cultura brasileira, Olivier e Bruno se mostraram bastante felizes com a experiência. O suíço revelou que vem ao Brasil regularmente, mas cita que foi diferente essa vivência convivendo com o ambiente universitário: “O Brasil tem um pouco de tudo. É uma cultura muito legal, muito diferente da Europa e gostei muito de ver a animação nas arquibancadas.”

Em sua primeira experiência em solo Brasileiro, Bruno trata a sua vinda a Brasília como bastante satisfatória.“Brasil e Portugal têm uma ligação muito forte começando pela língua, né? Sempre quis visitar o país. Fui muito bem acolhido no Brasil e acho que isso é uma marca da CBDU: receber bem os convidados, os funcionários e os atletas”, pontuou ele que trocou presentes com o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS