#deolhonoglobo: República da Coreia e EUA disputam a sede dos Jogos Universitários Mundiais de verão de 2027

Além dos eventos esportivos universitários daqui do Brasil, também estamos sempre de olho no que está acontecendo ao redor do globo – em eventos organizados pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e outras confederações nacionais. E tem novidade na área! Dois países estão na disputa pela sede dos Jogos Universitários Mundiais (Universíade) de verão de 2027: República da Coreia e Estados Unidos. As edições prévias, 2025 e 2023 já tem local confirmado – Reno-Ruhr (Alemanha), e Ecaterimburgo (Rússia), respectivamente.

Foto: reprodução/FISU

No final de janeiro, a FISU enviou cartas à Chungcheong Megacity (República da Coreia) e Carolina do Norte (EUA) confirmando suas candidaturas como cidade sede dos Jogos Universitários Mundiais de 2027. Ambas passarão agora formalmente para a próxima fase do processo de licitação – que consiste na preparação de um dossiê de licitação e realização de visitas técnicas antes de 31 de agosto de 2022.

Simultaneamente, serão finalizados os termos e condições do contrato de atribuição. Seguindo esse planejamento, as visitas de avaliação da FISU ocorrerão entre 1º e 24 de setembro de 2022. A atribuição dos Jogos de 2027 ocorrerá na reunião do Comitê Executivo no início de outubro de 2022 em Ecaterimburgo.

Se a candidatura da Carolina do Norte for bem-sucedida em outubro, será apenas a segunda vez que os Estados Unidos, e apenas a terceira vez que a América do Norte, sediará a edição de verão dos Jogos Universitários Mundiais depois de Buffalo em 1993, e Edmonton, Canadá em 1983. O anfitrião proposto é chamado de Região do Triângulo e é composto pelas áreas de Raleigh-Durham -Chapel Hill, no estado da Carolina do Norte.

Já a Coréia está buscando sediar os Jogos Mundiais Universitários pela terceira vez, após Daegu em 2003 e Gwangju em 2015. A combinação das cidades e províncias de Daejeon, Sejong, Chungbuk e Chungnam formam a Megacidade de Chungcheong. No centro geográfico da Coreia, esta região abriga 5,8 milhões de pessoas.

O processo de licitação permanecerá aberto para os Jogos Mundiais Universitários de inverno de 2027, bem como para as edições de inverno e verão de 2029.

*Informações por Doug Mclean/FISU.

NOTÍCIAS RELACIONADAS