Retrospectiva 2021: Brasileiro de FUT 7 e JUBs Futsal

De 9 a 14 de agosto de 2021 aconteceu em Recife – Pernambuco o Brasileiro de FUT 7 e o JUBs Seletiva de Futsal. Os eventos aconteceram simultaneamente na capital pernambucana e reuniram estudantes atletas de todo o Brasil. Todos os atletas e membros das delegações tiveram que realizar o teste RT-PCR Covid 19 ou antígeno, com até 3 dias antes do início da competição e enviar o resultado para a CBDU. E assim como nos demais eventos realizados neste ano, todos os participantes, já na cidade da competição e antes do credenciamento, fizeram o teste PCR e foram hospedados respeitando as medidas estipuladas.

  • _JR_9473
  • _JR_9154 – Copia
  • _JR_9134 – Copia
  • _JR_9173 – Copia
  • _JR_9203 – Copia
  • _JR_9269
  • _JR_9278
  • _JR_9369
  • IMG_0457
  • WhatsApp-Image-2021-08-12-at-21.35.26
  • JR_0929
  • JR_1001
  • JR_0715

Fotos: Célio Junior (@celiojuniorbr)

No futsal, 9 Instituições de Ensino Superior participaram:

Feminino

Uninassau – FAPE/PE

UPE – FAPE/PE

Universo – FGDU/GO

Uniateneu – FUCE/CE

UFC – FUCE/CE

Masculino

FAIPE – FMEU/MT

UMJ – FADU/AL

Uninassau – FAPE/PE

Unifacol – FAPE/PE

UniRV – FGDU/GO

Universo – FGDU/GO

Uniateneu – FUCE/CE UFC – FUCE/CE

Na modalidade de quadra categoria feminina não teve pra ninguém. O time da Universo – FGDU/GO se mostrou forte desde o início da competição, assumiu a liderança do grupo e de lá não saiu mais. O favoritismo foi coroado com a medalha de ouro após vitória sob a UPE – FAPE/PE por 9 a 0. A outra partida do dia foi um confronto cearense, entre UFC – FUCE/CE e Uniateneu – FUCE/CE. A equipe da UFC abriu vantagem, venceu por 3 a 0 e garantiu o segundo lugar no pódio. Assim, o pódio do futsal feminino ficou: 1º Universo – FGDU/GO, 2º UFC – FUCE/CE e 3º Uninassau – FAPE/PE.

Já no masculino, Uniateneu – FUCE/CE e Unifacol – FAPE/PE entraram em campo na disputa pelo 3º lugar da competição. O time pernambucano abriu o placar e não deu chances para a adversária cearense, que voltou para casa sem nenhuma medalha. Placar final: Unifacol 4; Uniateneu 0. E no confronto final, Uninassau – FAPE/PE e Faipe – FMEU/MT brigaram pelo ouro. A equipe do Mato Grosso marcou 1 a 0 com apenas 3 minutos de jogo e ficou mais perto do 1º lugar do pódio. Porém, a felicidade não durou muito. A Uninassau inverteu o placar, finalizando o jogo em 2 a 1 e levando a medalha de ouro pra casa. Pódio do futsal masculino: 1º Uninassau – FAPE/PE, 2º Faipe – FMEU/MT e 3º Unifacol – FAPE/PE.

Já no Fut 7, 4 equipes disputaram o título na categoria feminina, e 6 na categoria masculina:

Feminino

Uninassau – FAPE/PE

UPE – FAPE/PE

Universo – FGDU/GO

Uniateneu – FUCE/CE UEPA – FEUP/PA

Masculino

Uninassau – FAPE/PE

Faculdade Santa Helena (FSH) – FAPE/PE

Universo – FGDU/GO

Uninassau – FUBE/BA

Uniateneu – FUCE/CE

UECE – FUCE/CE

No dia da decisão, as meninas da Universo – FGDU/GO e da UEPA – FEUP/PA entraram em campo para a primeira partida. O time goiano precisava somente de um empate para garantir um lugar no pódio. Mas, nada melhor do que encerrar a competição com vitória. A Universo venceu a adversária por 4 a 2 e volta pra casa com a medalha de bronze. A última partida feminina do Brasileiro de FUT 7, entre Uninassau – FAPE/PE e UPE – FAPE/PE, era perigosa para a Uniateneu – FUCE/CE. A Uninassau entrou em campo buscando a vitória, e conseguiu. Placar final Uninassau 5; UPE 1. Assim, o pódio do FUT 7 feminino ficou: Uninassau – FAPE/PE, 2º Uniateneu – FUCE/CE e 3º Universo – FGDU/GO.

No masculino, Faculdade Santa Helena (FSH) – FAPE/PE e Uniateneu – FUCE/CE disputaram o 3º lugar. A FSH viu a chance do título ir embora quando perdeu na semifinal, e a medalha de bronze também não veio. O time pernambucano perdeu de 2 a 3 para a Uniateneu, e passou de líder da fase de grupos, para 4ª colocada geral. A final da modalidade foi disputada entre a Uninassau da Bahia e a Uninassau de Pernambuco, em um jogo acirrado e emocionante até o último minuto! O time baiano abriu vantagem no jogo, e Pernambuco até buscou uma recuperação alcançando o empate por um breve momento.. porém, não teve jeito, o título ficou com a Bahia, placar final 4 a 3. Confira o pódio nordestino do FUT 7 masculino ficou: Uninassau – FUBE/BA, 2º Uninassau – FAPE/PE e 3º Uniateneu – FUCE/CE.

_________________

O JUBs Futsal 2021 e o Brasileiro de FUT 7 2021 foram uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE). Apoio: Kempa, Ícone, Spalding e Uhlsport. Apoio local: Governo de Pernambuco, Prefeitura de Recife, Copergás e Lei de Incentivo ao Esporte.

NOTÍCIAS RELACIONADAS