Rio Verde recebe atletas para as Seletivas Internacionais 2022

De 10 a 14 de maio Rio Verde – GO será sede das Seletivas Internacionais 2022. O evento funciona como classificatória para o FISU AMERICA Games; os Jogos Pan-americano Universitários, organizados pela FISU America entre os dias14 a 26 de outubro de 2022 em Mérida no México. A arena de judô, taekwondo, tênis de mesa e xadrez fica no Centro de Convenções da Universidade de Rio Verde (UniRV), e o tênis acontece no Clube Campestre de Rio Verde.

Registro do judô nos 67º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Foto: Washington Alves/Light Press/CBDU

A seletiva acontece em 5 modalidades esportivas – judô, taekwondo, xadrez, tênis e tênis de mesa, e espera reunir aproximadamente 600 participantes de 20 estados brasileiros. Além dessas modalidades, outras 10 integram o cronograma esportivo do FISU AMERICA Games; totalizando 15: saltos ornamentais, futebol, voleibol, futsal, badminton, basquetebol, natação, atletismo, tiro com arco e levantamento de peso. O Brasil só não terá representantes nas duas últimas citadas.

Nesta terça-feira, 10, os atletas começam a chegar na cidade e se preparar para as disputas. “Estou com uma expectativa bem alta, de fazer um bom torneio e conseguir a classificação”, afirma Nathan Felipe Filgueiras, atleta de xadrez da UNIVALI, de Santa Catarina. A competição é a segunda do enxadrista, que já competiu no JUBs Brasília 2021.

As competições têm início na quarta-feira, 11, com as modalidades de lutas: judô e taekwondo. As demais – xadrez, tênis e tênis de mesa – começam na quinta-feira, 12, e todas finalizam na sexta-feira, 13. Os primeiros colocados de cada modalidade, categoria e naipe (masculino e feminino) garantem sua vaga para o FISU AMERICA Games.

“A UniRV, é parceira de iniciativas que promovam e melhorem a qualidade de vida de toda a nossa comunidade acadêmica. Estamos investindo no esporte pois sabemos o quando a pratica traz benefícios. Sediar as seletivas na nossa casa e poder receber o público para acompanhar de perto a competição, contanto com a estrutura que montamos é motivo de muita alegria”, destaca o Reitor da UniRV, professor. Alberto Barella.

Serviço

As Seletivas Internacionais 2022 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). Apoio local: Prefeitura Municipal de Rio Verde, Governo Estadual de Goiás e Universidade de Rio Verde (UniRV).

NOTÍCIAS RELACIONADAS