Rivalidade entre atletas paraolímpicos esquenta disputa no paratletismo

Por Quesia Cerqueira

Nesta quinta-feira, 14, aconteceu o segundo dia da competição de atletismo dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Na categoria paraolímpica, dois atletas paradesportivos de peso que estavam competindo, já tem uma história de “rivalidade” nas competições.

Francisco Lima; da Uniasselvi FUCE/CE e Edenilson Floriani; da UNISOCIESC – FCDU/SC disputaram juntos no arremesso de peso e lançamento de dardos. Ambos competiram na paraolimpíada Tóquio 2020 chegando em quinto e sexto lugar, respectivamente. A “rivalidade” deles é puramente para incentivar um ao outro a dar o melhor de si durante as provas e competições.

Foto: Raissa Fraga / CBDU

Francisco contou como foi participar da paraolimpíada com o amigo. “Eu e o Edenilson somos adversários, mas fora das pistas somos muito amigos. Competimos juntos, participamos da paraolimpíada na mesma prova, passamos quase um mês juntos e dividindo quarto, ajudamos um ao outro a melhorar nossas marcas e temos uma amizade muito boa fora da pista.”

Edenilson comentou que fica na expectativa durante as competições para poder fazer um comparativo dos resultados deles durante as provas. “Temos essa rivalidade massa de um querer ganhar do outro. Mesmo sendo de classes diferentes mantemos essa vontade.”

Após as competições do paradesporto terem sido suspensas em 2018, nos eventos da CBDU por mudança no repasse de verba, a Confederação reuniu esforços e incluiu a modalidade no orçamento geral para a volta das categorias paradesportivas. Os JUBs 2021 reuniu 41 atletas no total: 22 no paratletismo, 3 no badminton paradesportivo, 11 na natação e 5 no tênis de mesa.  

Os para-atletas elogiaram a iniciativa do JUBs de incluírem os paradesporto. “Fico feliz de incluírem o esporte paraolímpico junto com o olímpico. É um passo muito importante que está sendo dado. Espero que outras competições façam isso também. Manter todos os atletas reunidos sem distinção”, completou Francisco.

O catarinense Edenilson destacou a importância do retorno do paradesporto no JUBs 2021 e do seu desempenho. “Desde 2018 venho estudando todas as oportunidades de participar do JUBs. Essa é uma competição importante para nós atletas. A gente já esperava por esse resultado porque é uma prova que eu não treino normalmente. É uma prova que não tem nas paraolimpíadas e em jogos mundiais, mas foi um bom resultado.”

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS