Segundo dia do acadêmico tem artigo sobre projeto de extensão que promove esporte e qualidade de vida

Por Arthur Martins – Voluntária de Imprensa JUBs Brasília 2022

O segundo dia de apresentações do JUBs Acadêmico já se foi e mais oito competidores mostraram à comissão avaliadora seus estudos. Entre eles, esteve o artigo intitulado “Programa de Extensão UFT em Movimento: impulsionando o esporte universitário” da tocantinense Gabriela Cardoso Carneiro, avaliado ontem à tarde. 

Foto: Paulo Cavera/Light Press/CBDU

O “UFT em Movimento” é um programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), por meio da Diretoria de Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas, que objetiva oferecer à comunidade acadêmica e ao público externo esporte e qualidade de vida. São oferecidas mais de dez atividades de diferentes modalidades em vários campus da Universidade Federal do Tocantins. 

Gabriela é natural de Palmas, capital do Tocantins, tem 19 anos e cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins. A seguir está a entrevista concedida pela competidora após o seminário:

Do que fala seu trabalho?

Gabriela : “O meu trabalho fala sobre o programa de extensão “UFT em Movimento” e o impacto que esse programa causou para o esporte dentro da instituição. Ao mesmo tempo, ele também busca dar visibilidade à extensão universitária e mostrar como as suas ações são uma forma de inclusão e também de responsabilidade social com a comunidade interna e externa à faculdade.”

Quais foram as suas motivações?

Gabriela: “Além de atuar como estagiária na pró-reitoria de extensão e estar envolvida nesses programas e projetos que a Extensão da UFT oferece, eu também faço parte do programa “UFT em Movimento”. Então, isso acabou servindo como uma motivação e uma inspiração para que eu pudesse escrever sobre um projeto em que eu estou inserida. Nada melhor do que analisar algo que eu participo e foi a partir disso que surgiu o interesse de escrever sobre ele e apresentar no JUBs.”

Já havia produzido artigos anteriormente para o JUBs? Como foi essa experiência?

Gabriela: “Nunca havia produzido artigos para o JUBs e esse também é o primeiro JUBs que participo. Então, foi uma experiência extremamente importante, tanto por ser o primeiro JUBs quanto por ser na fase acadêmica. É uma modalidade que, inclusive, muita gente que participa do JUBs não conhece, então estar aqui representando a Universidade Federal do Tocantins falando sobre o esporte, sobre a extensão e trabalhando esses pontos é muito importante para mim. Foi algo de extrema importância e, sem dúvidas, uma experiência enriquecedora.”

Qual a sua expectativa?

Gabriela: “As minhas expectativas são boas, porque acredito que ter chegado até aqui e ter apresentado meu artigo já foi uma grande vitória para mim. Espero sinceramente que dê mais resultados, mas se não acontecer já estou feliz pelo o que vivi até aqui. Estou grata pelo o que já aconteceu até aqui.”

Qual importância você enxerga para a modalidade?

Gabriela: “Eu considero a modalidade acadêmica uma modalidade extremamente necessária. É claro que é muito importante o esporte, as atividades físicas e toda essa movimentação para o corpo, mas a gente não pode descartar, principalmente no período de graduação, que uma das coisas mais presentes, sem dúvidas, são os artigos, leituras de texto, produções textuais e criações textuais. Então, acredito que trabalhar isso com os estudantes é extremamente importante. Mostrar essa modalidade e trazer ela para o JUBs é também uma forma de mostrar que na Universidade a gente trabalha com todas as possibilidades. Trazer isso para um evento esportivo, uma modalidade de escrita e apresentação que trabalha com o esporte, é uma maneira de dar continuidade a isso, porque o que seríamos de nós sem essa parte mais teórica?

Pretende seguir na carreira acadêmica ou dentro do mundo do esporte?

Gabriela: “Olha, eu adoro esporte e também o jornalismo. Apesar de ser muito incerto o futuro, vai surgir a oportunidade de seguir nessa área do Jornalismo Esportivo, ou talvez ano que vem eu possa voltar em uma modalidade esportiva. Estar aqui no JUBs abre possibilidades para infinitas situações que podem vir a acontecer, mas como falei, o futuro é incerto. Gosto bastante do esporte e pretendo sim estar inserida nesse meio, tanto acadêmico quanto no esporte. 

Veja abaixo os trabalhos apresentados no segundo dia:

  • “Efeito da massagem terapêutica na dor e amplitude de movimento em atletas universitários: um ensaio clínico randomizado cruzado cego” de Laura Bortolozzo Leitão (UFSC-SC)
  • “Estilo de vida de universitários de um programa de esporte universitário” de Amanda de Albuquerque Wolf (UFMS-MS)
  • “Gestão do esporte universitário: práticas de planejamento estratégico das associações e ligas atléticas acadêmicas da Unicamp” de Rafaella Malafaia Algodoal da Silveira (UNICAMP-SP)
  • “O plano de ação da política de assuntos estudantis para o esporte na UFS: em busca do padrão CBDU” de Salviano Resende Silva (UFS-SE)
  • “Realidades e perspectivas das carreiras dos(as) melhores treinadores(as) de natação e badminton nas categorias de desenvolvimento do Brasil” de Eduardo Fernando Hortência Clemente (UnB-DF)
  • “Análise explanatória do perfil de pacientes atendidos pelo projeto de extensão de fisioterapia desportiva do Campus Araranguá entre 2017 e 2019” de Adrian Thives de Bona Sartor (UFSC-SC)
  • “Programa de extensão UFT em Movimento: impulsionando o esporte universitário” de Gabriela Cardoso Carneiro (UFT-TO)
  • “Efeitos do fator casa sobre o desempenho dos clubes de futebol em diferentes edições do campeonato brasileiro da Série A” de Igor Martins Barbosa (UFSM-RS)

As últimas oito apresentações da fase inicial do JUBs Acadêmico ocorrem ao longo desta quinta-feira na sala 406 do piso 4 do Centro Internacional de Convenções do Brasil. 

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS