Top 5 BSB: lugares para conhecer

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma atração por si só, repletos de partidas emocionantes, atividades culturais, experiências exclusivas de marcas parceiras e muita, mas muita troca de ideia entre os participantes. A máxima do evento é o esporte, e quem não está nas arenas competindo, está assistindo – acompanhando e torcendo por seus amigos de universidade. Masss, vai que sobra um tempinho né? Pensando nisso, elegemos 5 lugares de Brasília que valem o passeio e prometem ótimas lembranças (e fotos!). Anota aí:

Embed from Getty Images

1- Torre de TV

Fica localizada no coração de Brasília e é um clássico do turismo local. Mas a fama tem motivo! A torre, de 230 metros de altura, permite a visitação em um mirante, a 75 metros do chão, que possibilita uma vista 360º da cidade; principalmente do eixo monumental e da Esplanada dos Ministérios. O local possui acessibilidade e a entrada é gratuita. Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

Foto: reprodução/Luiz Fernando Sá

2- Praça do Cruzeiro

A praça foi o palco da primeira missa realizada em Brasília, no dia 3 de maio de 1957. Porém, hoje ela é famosa por ser o cenário do pôr do sol mais bonito da cidade. A dica é chegar cedo (em torno de 17:00 horas), levar uma canga/toalha de praia para estender no chão, e apreciar a vista enquanto come e bebe alguma coisa. Um espetáculo gratuito e a céu aberto!

Embed from Getty Images

3- Ponte JK / Lago Paranoá

Nem todo mundo sabe, mas o Lago Paranoá é uma construção artificial de Brasília. Ele tem aproximadamente 80 quilômetros de perímetro, profundidade máxima de 38 metros e foi criado com o objetivo de aumentar a umidade das proximidades. Por toda a cidade é possível encontrar pequenas praias e locais próprios para banho. Um desses locais é a Orla JK, que também permite uma vista privilegiada da ponte mais famosa da cidade, a Juscelino Kubitschek. Ela foi inaugurada em 2002 e tem 1,2 quilômetros de comprimento de travessia.

Embed from Getty Images

4- Parque Ecológico Dom Bosco

O Parque fica localizado as margens do Rio Paranoá, no Lago Sul, e é o local perfeito para várias atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, skate, caminhada/corrida, além de trilhas e a possibilidade de entrar no Lago. Ahh, o pôr do sol lá também é incrível! A entrada é gratuita e funciona diariamente, das 6h às 21h. O local também abriga um dos monumentos “Eu ♥️ Brasília” espalhados pela cidade.

Embed from Getty Images

5- Parque da Cidade Sarah Kubitschek

O Parque é um projeto de Oscar Niemeyer, com obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lúcio Costa, além de colecionar azulejos de Athos Bulcão. Ele possui 420 hectares (maior do que o Central Park de Nova York) e se caracteriza como o maior parque urbano da América Latina. O local também é o maior centro de lazer ao ar livre de Brasília e permite a prática de diversos esportes em seus espaços: futebol, vôlei, beach tennis, futevôlei, tênis, atletismo e outro. Outra atividade legal é levar uma canga/toalha de praia e fazer um piquenique.

Foto: reprodução/Juan Luis Hermida

Bônus: Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB é um espaço cultural que oferece exposições, teatro, shows e cinema gratuitamente ou por valores simbólicos. As atrações são itinerantes, então é sempre bom conferir a programação antes de ir visitar. Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h. Mais informações e agendamento em: www.ccbb.com.br/brasilia.

Importante! Ainda estamos no meio de uma pandemia, e precisamos manter as medidas para contenção do Covid-19. Então lembre-se sempre de utilizar a máscara corretamente, manter o distanciamento das demais pessoas do local e sempre que possível lavar as mãos e/ou utilizar álcool em gel.

NOTÍCIAS RELACIONADAS