UNIP é campeã do 4º FISU América de Basquete 3×3; UFG finaliza a competição na quarta posição

O título permanece no Brasil! Hoje, a Universidade Paulista venceu o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey – Toluca, do México, por um placar de 21×15 e se consagrou campeã do 4º FISU América de Basquete 3×3. A outra instituição representante do Brasil, a Universidade Federal de Goiás, terminou a competição em quarto lugar.

O pódio foi compartilhado com o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, do México, em segundo lugar e Universidad Nacional de La Matanza, da Argentine, com a medalha de bronze. Foto: FISU America.

Com o título conquistado em Lima, no Peru, a equipe paulista composta por André Augusto, Bidom de Guarulhos, Lucas Grafite e Luiz Felipe se consagrou bicampeã Pan-Americana universitária da modalidade. Em 2019, na edição disputada em Maceió, a equipe também saiu vitoriosa. “É uma sensação muito boa de dever cumprido, a gente vinha trabalhando para isso e conseguimos atingir o objetivo. O próximo passo agora é a preparação para o Mundial, que acontece na Turquia”, comemora Luiz Felipe, “Agora somos bi-campeãos Pan-Americanos e vamos buscar o bi-campeonato mundial”.

O percurso até o título

Após passarem em primeiro lugar no Grupo 3 – que foi dividido com a UCNE, da República Dominicana, e UCR, instituição da Costa Rica -, a equipe fez uma partida tranquila pelas quartas de final e venceu a equipe UCHILE, do Chile. Já na semifinal, disputaram um jogo bastante equilibrado com a Universidad Nacional de La Matanza, da Argentina, e venceram por 17 a 15. Chegaram na final como a equipe a ser batida e, por um placar de 21×15, conquistaram o título sobre o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey – Toluca, do México.

UFG

A Universidade Federal de Goiás se classificou para o 4º FISU América de Basquete 3×3 após ficarem em segundo lugar no JUBs Praia 2022, disputado no Ceará, em que perdeu a final para a equipe da UNIP. Junto com a UNILAM, da Argentina, e UNJBG, dos donos da casa, a UFG compôs o Grupo 2 na competição. 

A equipe composta pelos irmãos Arthur e Gui Magnabosco, Pedro Lucas e Vítor Zoccoli venceu todos os confrontos da chave e as quartas de final e perderam a semifinal por 21×7 contra o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey – Toluca, do México. Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe foi superada pelo grupo argentino da Universidad Nacional de La Matanza por um placar de 15×10 e terminaram a competição na quarta colocação. 

“Foi uma experiência incrível chegar até as semifinais de um campeonato continental, apesar de não termos vencido os dois últimos jogos”, afirma Pedro Lucas. Mesmo assim, o atleta goiano celebra a sua primeira participação internacional, “conseguimos a quarta colocação em uma competição composta por 16 times e isso é muito gratificante. Voltamos para casa com a cabeça erguida para treinar ainda mais”.

Com o título, a UNIP irá representar o Brasil na Copa do Mundo de Basquete 3×3, que acontece na Turquia. No naipe feminino, o Brasil não teve representantes e quem ficou com o título e a vaga para o mundial foi a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, do Chile. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS