UniRV é a primeira Instituição do Brasil a receber o selo FISU Healthy Campus

9 meses se passaram desde que a Universidade de Rio Verde (UniRV) se tornou a 50ª universidade do mundo a aderir ao programa Healthy Campus, da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), em janeiro de 2021. E após muito trabalho e desenvolvimento, o reconhecimento veio: a UniRV é a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) do Brasil a receber o selo de Healthy Campus da FISU. Além de Rio Verde (Goiás), a instituição também está presente nas cidades de Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Goianésia e Formosa, e reúne cerca de 5 mil universitários em um dos seus 34 cursos de graduação.

Foto: reprodução/UniRV

O programa proposto pela FISU tem como objetivo impactar de maneira positiva o estilo de vida e o bem-estar de estudantes universitários ao redor de todo o mundo, através do fomento a atividade física e de escolhas saudáveis dentro dos campi. O programa vai de encontro a uma das principais missões da UniRV, fundamentada na valorização do ser humano. Confira abaixo a entrevista com Alberto Barella Netto, mestre e reitor da Universidade de Rio Verde:

Confederação Brasileira do Desporto Universitário: Qual a importância do reconhecimento através do selo para a UniRV?

Alberto Barella Netto: Quando aderimos ao Programa Healthy Campus da FISU em janeiro desse ano e começamos a análise de tudo que era exigido, constatamos que a UniRV já atendia vários quesitos em relação a prática de atividades físicas e os programas institucionais voltados a saúde mental e social, contudo receber esse reconhecimento por meio do selo, representa o início de uma gestão ainda mais saudável dentro de todos os campi. O selo certifica a UniRV como Universidade que proporciona qualidade de vida e bem-estar no âmbito universitário, e ratifica o nosso compromisso com o desenvolvimento institucional, visando sempre proporcionar o que há de melhor à nossa comunidade universitária.

CBDU: Como isso impacta a vida dos estudantes?

Barella: Quando aderimos ao Programa tínhamos noção da sua magnitude, ao conectar universidades em todo o mundo, e também por ser a principal plataforma de fomento ao esporte universitário, então a UniRV mais uma vez sai na frente, transformando os nossos campi em um ambiente propício, ou seja, uma porta de entrada que vai encorajar os nossos acadêmicos a praticar um estilo de vida saudável e sustentável, e acima de tudo, oportunizamos e facilitamos o acesso as práticas de atividades físicas, programas e projetos voltados a saúde e nutrição. Já que várias pesquisas mostram que o esporte traz diversos benefícios e dentre eles, a elevação do desempenho acadêmico, então o impacto será significativo na vida dos nossos acadêmicos, transformando a realidade de muitos, para uma vida saudável e sustentável.

CBDU: Como o programa ajudou a desenvolver ainda mais a universidade?

Barella: Temos como slogan “o nosso IDEAL é ver você CRESCER” e esse ideal reflete muito o que é o Healthy Campus da FISU, que é impactar diretamente na vida da comunidade universitária, e sem dúvidas, o Programa tem ajudado a Universidade de Rio Verde a desenvolver mais programas, ações e projetos que buscam melhorar todos os aspectos de bem-estar dos acadêmicos e da comunidade universitária em geral, sem contar a nossa participação direta com ações que beneficiam a população. Se como Universidade podemos contribuir positivamente com o estilo de vida, promover e incentivar a escolha de práticas saudáveis dentro do campus então estamos comprometidos com o Programa e comprometidos em avançar ainda mais, atendendo todos os itens possíveis para buscar a certificação máxima.

A CBDU parabeniza a UniRV e toda a sua gestão por essa conquista! Quer saber mais sobre o FISU Healthy Campus? Confere aqui!

NOTÍCIAS RELACIONADAS