UniRV é a primeira universidade do Brasil a receber o diploma Healthy Campus em Bruxelas

Referência em todo país no quesito ensino superior de qualidade, infraestrutura e investimento em capacitação profissional, bem como, em modelo de gestão superior, a Universidade de Rio Verde – UniRV ganhou os holofotes mundiais no cenário do incentivo as práticas de atividades físicas e escolhas saudáveis dentro do Campus. Uma cerimônia realizada na Université Libre de Bruxelles nesta sexta-feira, 27, selou a adesão da Instituição ao Programa FISU Healthy Campus, com a entrega do diploma e o selo de campus saudável ao reitor, professor Alberto Barella Netto pelas mãos do diretor do programa e de relacionamento entre universidades, Fernando Parente. Acompanharam o Reitor durante o evento, o pró-reitor de pós-Graduação, prof. Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis e o coordenador da assessoria de comunicação, Ricardo Cruz Padilha.

Foto: FISU

Convicta de que a Universidade deve ser um ambiente propício e uma das principais portas de entrada para encorajar os acadêmicos e acadêmicas a praticar um estilo de vida saudável e sustentável, com acesso fácil e oportunidades nas áreas de atividade física, saúde e nutrição, a UniRV foi a primeira única Instituição brasileira a receber o Diploma e o Selo de Campus Saudável, ao lado de mais de 15 outras universidades da Europa, além da África, Catar e Coreia.

Uma das ações destaques e que contou pontos na hora de preencher os pré-requisitos estabelecidos pelo FISU Healthy Campus, foi a realização das práticas saudáveis voltadas a saúde mental, principalmente no período da Pandemia, que foram importantes aliadas da comunidade universitária. O Programa Mente Aberta por exemplo, prestou assistência psicopedagógica, com atividades que fizeram diferença no enfrentamento do isolamento social e na ressocialização com a volta das atividades presenciais e essas práticas aqui realizadas integraram o livro “Saudável Campus Best Practices”, que foi lançado durante a cerimônia na Bélgica.

Para se tornar um campus saudável, a Universidade comprovou o incentivo e a realização de inúmeras ações dentro de sete importantes itens: atividade física e esporte, gestão saudável do campus, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, comportamento de risco, meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade. A comprovação feita por meio de aulas práticas nas clínicas escolas de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Nutrição, além dos programas de extensão universitária, campeonatos que fomentam do desporto universitário e inúmeros outros programas que beneficiam o âmbito universitário e toda população, indo ao encontro do Programa da FISU, que visa melhorar todos os aspectos de bem-estar dos alunos e da comunidade do campus em geral, contribuindo positivamente com o estilo de vida de estudantes universitários.

Barella, que foi nomeado em outubro de 2021, membro da Comissão de Reitores da Federação Internacional e porta-voz das mais de 4 mil universidades brasileiras e universidades do continente americano, no desenvolvimento do esporte universitário, reforçou a importância da diplomação da UniRV como Universidade saudável e reafirmou o compromisso de continuar desenvolvendo práticas saudáveis dentro dos Câmpus. “Essa diplomação da Universidade de Rio Verde vem coroar todas as ações que estão sendo desenvolvidas e beneficiam toda comunidade universitária, é o reconhecimento de cada professor, de cada servidor e dos acadêmicos, que se dedicam na elaboração de projetos, na execução das ações e na criação desse ambiente propício às práticas saudáveis. Voltaremos para Rio Verde com a convicção de que estamos no caminho certo e reafirmando o compromisso de cuidar da família UniRV”, finaliza.

Assessoria de Comunicação – Universidade de Rio Verde (UniRV)

NOTÍCIAS RELACIONADAS