Universíade Lucerna 2021 é cancelada

O Comitê Executivo da FISU e o Conselho de Diretores da Universíade de Lucerna 2021 comunicaram nesta segunda-feira (29) o cancelamento da Universíade de Inverno Lucerna 2021, programada para os dias 11 a 21 de dezembro. A decisão foi tomada com base nas restrições às chegadas internacionais anunciadas pelas autoridades suíças em relação a vários países onde a variante Omicron do COVID-19 foi identificada. Muitas outras restrições são esperadas nos próximos dias. Restrições semelhantes também estão sendo anunciadas por autoridades nacionais em outros lugares, e o primeiro caso envolvendo a variante Omicron já foi identificado na Suíça.

“Diante das restrições de viagens impostas na Suíça e em todo o mundo, não tivemos outra escolha a não ser cancelar a Universíade de Inverno Lucerna 2021. Esta decisão foi tomada com o coração muito pesado. Muitos dos meus colegas de esportes universitários suíços já haviam dado tanto, por tanto tempo, para este evento. Mas as novas restrições a viagens significam que a realização do evento agora se tornou impossível”, disse o presidente em exercício da FISU, Leonz Eder.

“Em nome da FISU, gostaria de oferecer a nossa solidariedade e sincera gratidão à comissão organizadora de Lucerna 2021 e a todos os parceiros que têm trabalhado arduamente para proporcionar um momento alpino mágico. A FISU também está profundamente entristecida pelas delegações das Federações Esportivas Universitárias Nacionais de todo o mundo que estavam ansiosas por Lucerna 2021”.

Protocolos de COVID-19 abrangentes já haviam sido implementados para Lucerna 2021, considerando a saúde e o bem-estar de todos os participantes. A recém-descoberta da variante Omicron foi descrita como uma variante de preocupação pela OMS. A fim de evitar a proliferação da nova variante na Suíça e / ou suprimi-la, o Governo Federal Suíço, entre outras medidas, decretou restrições de viagem para uma ampla gama de países, que foram colocados em uma lista de quarentena. Essas medidas já foram aplicadas nos casos de delegações programadas para participar da Universíade de Inverno. Uma série de delegações teria que passar por uma quarentena de 10 dias que não terminaria antes do início do evento.

As restrições de viagens de entrada também teriam impactado o pessoal especializado necessário para vários aspectos do evento, como cronometragem e pontuação ou produção de TV. Enquanto isso, outros países também devem aplicar restrições para viajantes que chegam da Suíça nos próximos dias e semanas. “Estamos arrasados ​​e muito tristes por não poder receber atletas de todo o mundo que se preparam intensamente para suas competições”, afirma o presidente da comissão organizadora, Guido Graf.

Lucerna 2021 foi inicialmente agendada para o início de 2021, mas foi adiada devido a preocupações do COVID-19. Com a próxima edição de inverno dos Jogos Universitários Mundiais da FISU agendada para Lake Placid em 2023, não é possível adiar mais.

“Realizar o evento em dezembro já era um plano B”, expressou Eric Saintrond, Secretário Geral-CEO da FISU, “então adiar novamente não era uma opção. Estou profundamente triste em anunciar que nosso sonho de realizar este prestigioso evento na Suíça este ano acabou. Os tempos atuais têm sido difíceis para as principais organizações desportivas internacionais e, infelizmente, a FISU não foi poupada da pandemia. A beleza de poder realizar um grande evento com convidados, atletas e colaboradores dos cinco continentes é algo que faz parte do nosso dia a dia aqui na FISU. O cancelamento de Lucerna 2021 nos faz apreciar ainda mais o incrível ambiente do qual fazemos parte, e nos sentimos mais determinados do que nunca a manter vivos os sonhos dos atuais e futuros alunos-atletas”.

*Com informações da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU).

NOTÍCIAS RELACIONADAS