UniRV é a 50º universidade do mundo a aderir FISU Healthy Campus

A Unip deu o ponta pé inicial para a participação brasileira no programa Healthy Campus, da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), e agora já contamos com mais uma Instituição de Ensino Superior (IES) inscrita; a Universidade de Rio Verde, de Goiás. A UniRV, como é conhecida, foi fundada em 1973 e hoje também está presente nas cidades de Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Goianésia e Formosa. Ao todo, são cerca de 5 mil universitários frequentando um dos 34 cursos de graduação oferecidos.

Ao participar do FISU Healthy Campus, a UniRV se torna a 50ª universidade de mundo a aderir ao programa (confira a matéria completa da FISU aqui)! Alberto Barella Netto, mestre e reitor da Universidade de Rio Verde, garante que o feito é motivo de muito orgulho para toda a Instituição. “Tal fato ratifica o nosso compromisso, de desenvolvimento institucional constante, visando sempre proporcionar o que há de melhor à nossa comunidade acadêmica”, complementa Alberto.

A iniciativa da FISU tem como objetivo impactar de maneira positiva o estilo de vida e o bem-estar de estudantes universitários ao redor de todo o mundo, através do fomento a atividade física e de escolhas saudáveis dentro dos campi. O programa vai de encontro a uma das principais missões da UniRV, fundamentada na valorização do ser humano. O reitor da Instituição explica que há uma grande atuação junto à comunidade; praticamente todos os cursos ofertados desenvolvem projetos sociais:

“O trabalho em campo não só possibilita o aprimoramento dos acadêmicos, como também reflete na melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, em nossas práticas cotidianas, preparamos a comunidade acadêmica para estender à sociedade em geral nossos valores, relacionados à importância do desenvolvimento educacional e científico atrelados ao respeito às diversidades e às minorias, ao meio ambiente sustentável, enfim, ao desenvolvimento e bem-estar social”, esclarece Barella.

Dos critérios propostos pela FISU para certificação do programa Healthy Campus, a UniRV já adota alguns. Confira abaixo algumas das atividades já implementadas pela Instituição, e em funcionamento:

Academia Escola – Instalada em uma área de 1.800 m², a Academia da UniRV conta com piscina semiolímpica aquecida, além de estrutura de primeira qualidade, completamente equipada com aparelhos e equipamentos para ginástica aeróbica, musculação e outras práticas. Os discentes de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia fazem aulas práticas no local. Todos os servidores, professores e acadêmicos da UniRV podem utilizar o espaço gratuitamente.

Clínica Escola de Fisioterapia – No Campus Universitário está localizada a Clínica Escola de Fisioterapia, com atendimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia e reumatologia, neurologia adulto, neurologia e ortopedia pediátrica, reabilitação postural e cardiorrespiratório ambulatorial.

Clínica Escola de Odontologia – A UniRV conta com duas Clínicas Escola de Odontologia localizadas na área do Campus Universitário, sendo que cada uma possui 34 consultórios odontológicos; 2 centrais de raios x (diagnóstico); 1 farmácia para expedição de materiais de consumo; laboratório de Imagem, 1 sala de expurgo para lavagem, secagem e embalagem de materiais e instrumentais; central de esterilização; central de expedição de materiais estéreis; sala de apoio para os procedimentos de reabilitação oral; sala de professores e coordenação; banheiros para acadêmicos e professores; banheiros para pacientes; sala de recepção; sala para arquivamento de prontuários; copa e depósitos de produtos de limpeza.

Clínica Escola de Psicologia – A Clínica Escola de Psicologia da UniRV funciona como um Centro de Promoção Humana, tendo como funções a prevenção e intervenção. Na prevenção, a ideia é favorecer a interação dos acadêmicos com a comunidade, buscando conhecer e atuar na prevenção do uso de drogas, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Na intervenção, utiliza-se a clínica e a psicoterapia para atendimento.

Clínica Escola de Nutrição – A Clínica Escola de Nutrição fornece orientações quanto à forma adequada de alimentação no intuito de promover a prevenção e correção de patologias decorrentes de maus hábitos alimentares. Os acadêmicos participantes do projeto têm atuado em conjunto com a Academia Escola para atendimento da comunidade acadêmica.

Unidades Móveis de Atendimento Médico e Odontológico – A UniRV conta com duas unidades móveis de saúde, sendo uma equipada com consultórios para atendimentos odontológicos e outra para exames médicos, vinculados aos Cursos de Odontologia e de Medicina, respectivamente. Os veículos foram adquiridos dentro do planejamento da curricularização das atividades de extensão universitária e são utilizados pelos acadêmicos e professores durante as aulas práticas e no atendimento aos moradores nos bairros periféricos e zona rural de nossa cidade.

A Uni RV faz parte do sistema federativo universitário brasileiro, e é vinculada a Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). Lusimar Santos, presidente da FGDU, pondera que não existe federação ou confederação sem o apoio de instituições sólidas, e que por isso, se sente extremamente orgulho em fazer parte de um momento tão especial, no qual Goiás integra um trabalho pioneiro. “O sentimento é de muito orgulho, muita felicidade de ter uma Universidade do estado de Goiás participando do FISU Healthy Campus. Nós aqui no estado sabemos do potencial que tem a UniRV, mas a partir do momento que ela se alinha a uma instituição como a FISU, ganha visibilidade no Brasil e mundo a fora”, conclui Lusimar.

Para Luciano Cabral, presidente da CBDU, a adesão da Universidade de Rio Verde é de extrema importância. “Por se tratar de uma universidade pública paga, quebra tabus e mostra que quando a gestão tem um olhar dedicado ao esporte, promoção da saúde e boa governança, os projetos esportivos estão ao alcance de todas as IES, sejam elas públicas ou privadas”, finaliza Luciano.

Quer saber mais sobre o FISU Healthy Campus? Confere aqui!

NOTÍCIAS RELACIONADAS