2020… Como começar a descrever este ano? É válido dizer que não experimentamos nada parecido antes. O mundo foi surpreendido por uma pandemia que mudou significativamente o cotidiano de bilhões de pessoas; as fronteiras de muitas nações foram fechadas, e então teve início uma corrida internacional em busca de uma vacina eficaz e segura. Eventos em todo o globo foram suspensos, e pela primeira vez na história, uma edição dos Jogos Olímpicos foi adiada. Realizada desde 1896, as Olimpíadas já haviam sido canceladas, mas nunca adiadas.

Uma nova realidade impôs o uso constante de máscara e álcool em gel, e fez do distanciamento social uma medida necessária. E sejamos realistas, não foi nada fácil; ficar sem o calor humano que nós brasileiros tanto gostamos é uma tarefa dura. Ao mesmo tempo em que nos distanciamos fisicamente, aprendemos que o “nós” é mais importante do que o “eu”, que juntos somos mais fortes, literalmente. Tivemos que desacelerar, e assistir da janela de casa a vida correndo e o mundo mudando a cada instante.

No esporte universitário não conseguimos nem ter o gostinho de uma competição, da quadra em movimento e das arquibancadas vibrando; vimos nosso primeiro evento esportivo do ano ser suspenso a dois dias de sua realização. Doeu. Mas passado o choque, nos reerguemos e voltamos a fazer aquilo que mais amamos, no qual somos mestres: esporte puro e jovem.

Inovamos e fizemos a primeira competição universitária brasileira de eSports totalmente online; com 450 atletas de todo o país, divididos entre 5 modalidades: LoL, FIFA, Clash Royale, Poker e Acadêmico. Tiramos do papel um projeto já há tempos idealizado: a Universidade CBDU – nossa plataforma de aprendizagem online que hoje conta com mais de 4 mil alunos e 16 cursos disponíveis; todos gratuitos. Debatemos sobre temáticas importantes, como paradesporto, a mulher no esporte, diversidade no esporte, e outros.

Realizamos uma cerimônia inédita, toda online, da Premiação Melhores do Ano – referente a temporada 2019, e confraternizamos (mesmo que a distância) as conquistas e realizações do ano anterior. Ah! E como não lembrar do CBDU Social, iniciativa que foi reestruturada e logo em sua primeira atividade; uma campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças, realizou doações em Salvador, Fortaleza e Brasília.

Apesar dos perrengues e de todos os “eita” que 2020 nos proporcionou, também tivemos muitos momentos bons e várias lembranças para guardar com carinho. Qual a sua preferida?

Desejamos que 2021 seja um ano incrível para todos, cheio de realizações, momentos felizes e união. Também mantemos pensamentos positivos para que a ciência, de tantas universidades do Brasil e do mundo, continue progredindo e mostrando o poder do conhecimento e da informação. Esperamos te reencontrar em breve, ao vivo e a cores, em um de nossos eventos, e comemorar muito tudo aquilo que não comemoramos presencialmente nesse ano. E nesses últimos momentos de 2020, só temos uma coisa mais a pedir: VEM VACINA!

Até 2021 universitários mais lindos desse Brasil!

NOTÍCIAS RELACIONADAS