FUER promove competição regional de kata

A Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer), em parceria com a Federação Roraimense de Karatê (FRK), está promovendo uma competição universitária regional de kata, totalmente online. A competição permite apenas katas básicos, aceitos pela Federação Mundial de Karatê (WKF) e pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK). As inscrições vão até amanhã, 26 de maio e a competição tem início no dia 30, às 9h.

Atleta de karatê durante o 67º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Fase Final – Bahia. Foto: CBDU

De acordo com a organização do evento, a iniciativa é mais uma atividade para os estudantes atletas da região Norte durante a quarentena. A competição será realizada a partir de um grupo no Whatsapp, com todos os inscritos e as disputas serão eliminatórias. Dessa forma, a cada rodada, somente os atletas com as maiores notas continuam.

O kata escolhido pelo atleta deve ser gravado e enviado no grupo. Caso o participante opte por repetir a simulação em uma ou mais rodadas, deve trocar a cor da faixa ou o local da gravação, para melhor identificação dos árbitros. Os critérios de avaliação seguirão as regras da WKF e da CBK e em cada categoria etária será permitida a participação de até 8 atletas.

– Vamos organizar o evento com a arbitragem da Federação Roraimense de Karatê. A princípio, vamos fazer só com atletas de Roraima e também alcançar todos os estados do norte – explica Elaine Morellato, presidente da Fuer.

Elaine também declarou que a ideia já se expandiu e ganhou o apoio e a parceria da Federação Universitária do Ceará de Esportes (Fuce), que propôs uma final entre os campeões do Norte e do Nordeste.

Mas o que é a kata?

É uma modalidade da prática de karatê do estilo Shotokan. O Kata Shotokan é uma simulação de luta na qual o atleta executa movimentos de defesa e ataque com o objetivo de colocar em prática os exercícios executados no treino. Os katas precisam ser realizados com precisão, demonstrando os aspectos de força, velocidade, impacto e técnica.


Para participar, os interessados devem enviar o nome completo, número de Whatsapp com DDD, faixa, estilo, o código da categoria, nome da Instituição de Ensino Superior (IES), curso e comprovante de matrícula da IES, para o e-mail: fuer@cbdu.org.br, até o dia 26 de maio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS