Na estreia dos saltos ornamentais nos JUBs, atleta conquista ouro e prata

Por Jeovana Carvalho – Voluntária

Tricampeão do sul-americano de saltos ornamentais, o brasiliense de 19 anos, Rafael Araujo Fogaça, alcançou o resultado na plataforma de 3 metros (386,40 pontos) e na de 1 metro (338,60 pontos), durante as seletivas que define quem vai representar o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, na China.

No início da temporada de 2023, o atleta também foi ouro no Troféu Brasil, na prova de trampolim sincronizado 3 metros, e participou do campeonato internacional “The World Aquatics Diving World Cup 2023”, realizado na China, em abril e em Montreal (Canadá) no mês de maio.

As provas foram realizadas durante a manhã e à tarde no Centro Olímpico da Universidade de Brasília. Na prova de 3 metros, Rafael Max (Estácio/DF) marcou 371,10 e ficou em 2° lugar, já o João Felipe Magiotto ficou em 3° com 303,30 pontos. Na prova de 1 metro, Rafael Max marcou 368,65 pontos e foi campeão, e o João Felipe Magiotto, com 329,55 pontos conquistou o bronze(Unicamp/SP). Já no feminino, Anna Santos (Estácio/Df) ficou em 1° lugar com 258,65 pontos, Maria Moura (Estácio/DF) em 2° com 206,75 pontos, e Camille Oliveira em 3° com 204,10 pontos.

Inspirando as novas gerações

A modalidade de salto ornamental é novidade nos JUBS. Durante a competição, um grupo de crianças que treinam no Centro Olímpico assistiram à performance dos atletas ao lado da técnica Erika, que treina crianças de até 13 anos. Para ela, a realização do evento inspira as crianças que veem tanto o atleta quanto o estudante na prática do esporte.

“A gente tenta passar o máximo [de experiência], além dos ensinamentos técnicos e físicos, a vivência da disciplina através do esporte. Eles estarem treinando com atletas de alto nível, como os da competição, é fantástico para o aprendizado deles”, disse a técnica.

_________________

Os JUBs Seletivas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU),  Ministério do Esporte, Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal. Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS