[Universidade CBDU] Workshop de Jornalismo Esportivo discute meios de comunicação, esporte e experiência profissional

Imagine reunir em um mesmo espaço três jornalistas esportivos bem vividos na área (e com boas histórias pra contar!), e um grupo de estudantes ávidos por conhecimento. Esse é o retrato do que foi o primeiro workshop sobre Jornalismo Esportivo da Universidade CBDU. O encontro, totalmente online, ultrapassou o tempo previsto de duração, de 1h30min, e ainda deixou os participantes com gostinho de quero mais.

  • Videoreporter
  • Revezamento da Tocha Olimpica para os Jogos Rio 2016
  • Tour da tocha 5
  • Tour da tocha 7
  • Tour da tocha 2
  • Atletas – Guga
  • Workshop jornalismo esportivo

Os palestrantes do workshop são figuras de peso do jornalismo esportivo brasileiro, que atuam tanto na frente das câmeras, como no backstage: Leo Hamawaki; repórter de esportes da TV Globo, Paula Arantes; do time de comunicação da Red Bull Brasil, e Raphael Rezende; comentarista do SporTV. O trio discutiu pautas como a importância da experiência mercadológica no complemento a formação acadêmica, as possíveis trajetórias dentro do jornalismo esportivo, as perspectivas atuais e futuras para a área, e outras.

O encontro, descontraído, funcionou como um bate-papo e promoveu a interação entre os jornalistas e os participantes, que levaram dúvidas e contribuíram ainda mais para discussão dos temas. Leo, que se formou mais recentemente entre os três convidados, conta: “Adorei o papo, foi muito produtivo, muito cabeça. Adoro conversar sobre isso, e quando o papo rende então.. bom demais da conta!”.

Os convidados também dividiram algumas experiências marcantes de suas carreiras e os momentos de maior tensão; como a cobertura do acidente da Chapecoense; no caso do Rapha, uma entrada de última hora no Jornal Nacional; do Leo, e a produção do tour da tocha, feito pela Paula. “Eu fiquei muito feliz com o convite. Assim como o Leo e o Rapha falaram, eu adoro bater papo, também ficaria mais horas falando. Foi muito bacana, adorei!”, afirma Paula.

E uma boa notícia: todo o workshop foi gravado! Se você não conseguiu participar, mas se interessa pelo assunto, fica de olho na Universidade CBDU que em breve o material estará disponível para acesso.


No dia 7 de outubro, também às 19h, acontece outro workshop, dessa vez sobre Diversidade no Esporte. Os convidados são: Mayssa Pessoa; atleta olímpica de handebol, Ian Matos; atleta olímpico de saltos ornamentais e Ana Claudia Mayumi, graduada em Educação Física pela USP e treinadora de futebol em dois times femininos. E ainda dá tempo de participar! Basta entrar no site da Universidade CBDU – AQUI – realizar o cadastro ou o login, e se inscrever no curso.

A Universidade CBDU é uma plataforma de aprendizagem online que tem como propósito disseminar conhecimento de maneira fácil, rápida e gratuita. Lá são ofertados cursos das mais diferentes áreas e em diversos formatos: webinar, workshops e modulares. Todos com interface fácil, que permite total autonomia do aluno durante os estudos. Após a finalização de cada curso, o aluno tem acesso a um certificado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS