Disputas do rugby 7 movimentam os últimos dias dos JUBs

Na reta final dos Jogos Universitários Brasileiros de futebol, futebol 7, o rugby 7 teve início nesta sexta-feira (26), com disputas entre as oito equipes confirmadas – três no feminino e cinco no masculino. Os jogos estão sendo realizados na Secretaria de Esporte do Paraná. As finais de todas as modalidades acontecem no sábado (27).

Pouco comum no Brasil, o rugby está alcançando cada vez mais adeptos no país, principalmente para atletas que adoram esportes de contato. Kauã Pádua, aluno da UniCesumar, de Maringá, joga como ponta da equipe. Ele participa dos jogos pela primeira vez e, assim que conheceu a modalidade, se apaixonou. “Eu estou muito feliz em estar aqui. É um evento que atrai muitos jovens e pessoas que têm um certo reconhecimento no Brasil. Eu já praticava outros esportes antes e fazia Muay Thai. O interesse pela esporte mais corporal foi o que me fez escolher o rugby”.

Direto da Venezuela, Sara Esqueda, atleta do rugby da UniCesumar, compartilhou sua longa história com a modalidade. “Eu cheguei aqui no Brasil com 13 anos e me mudei para Maringá, aqui no Paraná. Um projeto de rugby passou pelo meu colégio fazendo uma divulgação. Conheci e fui incentivada a treinar e continuo jogando até hoje, com 18 anos. É a primeira vez que a gente participa de um campeonato dessa importância”.

_____________________

Os JUBs Futebol, Futebol 7 e Rugby 7 foram uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU),  Ministério do Esporte e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba e Governo do Estado do Paraná. Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS