2018: O ANO DO NOVO FORMATO DO JUBS

Novo formato do JUBs contempla mais modalidades, qualifica competições de modalidades específicas e preenche o calendário do esporte universitário nacional

Novo formato do JUBs,. Atletismo Fase Final JUBs 2018
Atletismo será uma das modalidades da Fase Final do JUBs 2018. Foto: Be Nice Films

Vem novidade por aí! A Temporada 2018 do esporte universitário brasileiro ganha um novo formato, que preenche todo o calendário nacional com as modalidades já existentes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), além de incluir mais esportes, ampliando e qualificando a maior competição universitária da América Latina. A partir de agora, todas as competições do calendário nacional passam a ser denominadas JUBs, onde serão todas parte dos Jogos Universitários Brasileiros.

“Isso significa que o JUBs ganha uma amplitude, uma capilaridade maior, porque levamos o evento para a etapa Estadual, possibilitando que mais instituições participem da competição, mesmo que participem apenas da etapa estadual”, destaca o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral.

Antes, os alunos-atletas eram mensurados a partir das etapas regionais ou nacionais, mas, a partir de agora, será possível quantificá-los a partir da fase estadual, pois no novo formato, as Federações Universitárias Estaduais farão o JUBs Estadual como primeira classificatória para o JUBs Fase Final. “Se até o ano passado a gente conseguia quantificar 80 mil participantes a partir da fase regional, esse número agora vai, no mínimo, triplicar”, exemplifica o presidente da CBDU.

Fase final e modalidades coletivas de quadra

O novo formato também irá beneficiar as melhores equipes das modalidades coletivas, uma vez que, após as etapas Estaduais, as Conferências de Quadras atuarão como última classificatória para a Fase Final da competição. O JUBs no formato anterior, que reunia diversas modalidades durante o período de duas semanas, continua acontecendo, mas agora ele passa a ser a fase final dessas etapas anteriores, com duração de uma semana.

“Aqueles que conseguirem vencer as etapas Estaduais e as Conferências, chegam à etapa final, ou seja, você estabelece o critério da meritocracia para a boa aplicação dos recursos. Assim, a CBDU não só amplia o evento, como o qualifica, buscando as melhores equipes”, explica Luciano Cabral.

Conferências de Quadras são classificatórias para o novo formato do JUBs
Conferências de Quadras serão classificatórias para a Fase Final do JUBs. Foto: Fotojump

Por meio das competições Estaduais, serão classificadas as Instituições de Ensino Superior que competirão nas Conferências Norte, Nordeste, Central e Sul de Quadras. Os três primeiros colocados em cada Conferência – nas modalidades basquetebol, futsal, handebol e voleibol – disputarão a Fase Final do JUBs, que será realizada em Maringá, entre 04 e 11 de novembro.

Além das modalidades de quadra, a fase final do JUBs também contará com as competições de natação, atletismo, judô, FIFA, League of Legends, JUBs acadêmico, natação e atletismo paradesportivos, vôlei de praia e ciclismo, as duas últimas escolhidas pela cidade sede. Dessa forma, os alunos-atletas de modalidades coletivas e individuais do JUBs Fase Final competirão juntos, promovendo mais integração e intercâmbio de experiências.

Novas modalidades e a ampliação do calendário

As demais modalidades que já faziam parte do programa do JUBs contarão com competições específicas e direcionadas, garantindo uma maior qualidade do evento para os alunos-atletas. Assim, basquete 3×3, badminton, tênis, tênis de mesa e xadrez serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018. As modalidades que já compunham o calendário nacional também entram para o programa dos Jogos Universitários Brasileiros. Desse modo, futebol de campo, futebol de 7, rugby 7, jogos de praia e as modalidades de lutas ganham status de modalidades do JUBs.

Novo formato do JUBs. Futebol de Campo
No novo formato do JUBs, o futebol de campo passa a fazer parte do programa. Foto: Fotojump

“Todas as modalidades compõem o JUBs, mesmo que aconteçam em cidades e períodos diferentes. É uma forma de tratar todos como iguais e dar possibilidade para todos, uma vez que os vencedores passam a ser campeões brasileiros do maior e mais tradicional evento esportivo universitário do Brasil”, esclarece Luciano Cabral. O JUBs, a partir deste ano, começa efetivamente em março e termina em dezembro, ou seja, ela ganha amplitude, pois deixa de ser um evento de 15 dias para se tornar um evento de 10 meses.

Disponibilidade de recursos

Como resultado das novas ações, a CBDU também se adéqua à realidade nacional de disponibilidade de recursos para o esporte, prevenientes da Lei Agnelo Piva. Com essa alteração, a Confederação, ao mesmo tempo, amplia suas ações e enxuga o orçamento, para que todo o calendário fique contemplado pela Lei Agnelo Piva.

“Apresentamos isso como uma forma inteligente de levar o nome do esporte universitário e do JUBs para os 26 estados e o Distrito Federal, possibilitando que mais IES participem, e utilizando a capacidade real de recursos que dispomos para o esporte universitário”, pontua o presidente da CBDU, que conclui:

“Esta é uma preocupação nossa, em um momento especial para o esporte nacional, onde é necessário aplicar as boas experiências para uma melhor utilização dos recursos que dispomos e, ao mesmo tempo, demonstrar o compromisso da gestão, com compliance,  boa governança, transparência e continuidade do desenvolvimento técnico”.

Confira aqui o calendário nacional da Temporada 2018 do esporte universitário:

25 de março a 01 de abril – JUBs Futebol e Rugby 7 – São Paulo/SP

11 a 15 de abril – JUBs Lutas – Goiânia/GO

22 a 27 de maio – JUBs Futebol 7 e Basquete 3×3 – Palmas/TO

05 a 10 de junho – JUBs Badminton, Tênis, Tênis de Mesa e Xadrez – A definir

02 a 07 de julho – JUBs Conferência Norte Quadras – Belém/PA

02 a 07 de julho – JUBs Conferência Nordeste Quadras – Teresina/PI

06 a 12 de agosto – JUBs Conferência Central Quadras – Brasília/DF

06 a 12 de agosto – JUBs Conferência Sul Quadras – Campo Grande/MS

04 a 11 de novembro – JUBs Fase Final – Maringá/PR

27 de novembro a 01 de dezembro – JUBs Jogos de Praia – Caldas Novas/GO

Acesse aqui o calendário completo da Temporada 2018 do esporte universitário!

Entre em contato com a sua Federação Universitária Estadual para mais detalhes sobre como se inscrever para participar das etapas Estaduais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS