ADRIELSON E INGRIDH: MARINGAENSES DA CIDADE SEM PRAIA QUE VIROU REFERÊNCIA NO VÔLEI

Cidade anfitriã representa o estado no vôlei de praia

Por Felipe Augusto

Maringá, sede da 66ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), é um dos grandes celeiros do vôlei de praia nacional, na formação de atletas e na qualidade dos profissionais envolvidos. O esporte antes muito focado nas regiões litorâneas tem na cidade um ponto fora da curva, pois não tem praia, o que torna o trabalho mais valorizado.

Nos JUBs 2018, os atletas do Paraná no torneio de vôlei de praia são da cidade-sede, representando a Unifamma. Adrielson/Rafael formam a dupla masculina e Ingridh/Amanda estão no time feminino. Os quatro atletas, também, representam a Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP) que tem parceria com a instituição de ensino superior, que desde 2001 fomenta o esporte local.

Adrielson Silva, 21 anos, que cursa Arquitetura e Urbanismo, cita que essa relação entre educação e esporte é fundamental. “A faculdade sempre foi o sonho dos meus pais e nunca tivemos condições financeiras. Foi graças ao esporte, que hoje eu faço uma faculdade. Ser um orgulho para sua família, para mim é o mais importante”. O esportista é uma das grandes esperanças do esporte brasileiro. Em 2017, foi campeão mundial sub-21 e escolhido como Atleta Revelação do Circuito Brasileiro Open.

Além de ser o anfitrião, o aluno-atleta é colocado como um dos favoritos do torneio, algo que trata com normalidade. “Estou muito feliz em receber todos esses atletas aqui em minha cidade, e muitos deles são meus amigos. Uma competição importante em casa, me deixa mais motivado e inspirado”, conta Adrielson, que cita a confiança como ponto de evolução desde a conquista mundial.

Bicampeã paranaense 2017/2018, quinta colocada no Sul-Americano adulto e campeã dos Jogos da Juventude, Ingridh Louise, 19 anos, é outro destaque do trabalho desenvolvido na cidade. A atleta debutará nos JUBs e cita a expectativa para o campeonato. “É muito importante para mim ter um bom resultado nessa competição. Sempre representei o estado em competições escolares e representar minha faculdade é de uma responsabilidade ainda maior”.

Ingridh Louise em ação no JUBs Maringá Foto: Felipe Hermann/ Kaizen-CBDU

O fato de aliar o esporte e a universidade, também, é destacada por ela, que vê a possibilidade como se plantasse “duas sementes” para seguir a carreira como atleta e advogada, pois cursa Direito na instituição de ensino. “Minha vida é ser atleta e estudante. Eu amo o que eu faço. É realmente complicado conciliar os estudos, com as viagens, treinos, mas quem faz o que ama, sempre dá um jeito e sobra tempo pra se dedicar para os dois”.

As partidas do vôlei de praia, que contam com duplas de alto nível, ocorrem nas quatro quadras de areia da Vila Olímpica até a manhã de sexta-feira, dia 9, quando se decidem os campeões das duas categorias.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS