Atleta da LDU de Futebol 7 visita ONG de Uberlândia para promover ação social voltada ao esporte e à educação
Projeto foi realizado no Centro de Ação Social Avançada – CASA, que atende gratuitamente crianças e adolescentes
Incentivar práticas esportivas como meio de inclusão social é uma das premissas da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU. Com este intuito, a instituição realizou nesta quinta-feira, 22 de junho, uma ação de cidadania e esporte em Uberlândia, no Centro de Ação Social Avançada – CASA, Organização Não Governamental que atende gratuitamente crianças e adolescentes, integrando as famílias e comunidade em geral. A atividade faz parte da programação social da Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 e Rubgy Seven, eventos que acontecem na cidade entre 19 e 24 de junho.
O objetivo da ação foi abordar a importância do esporte como um dos principais condutores de inclusão social e cidadania. Na oportunidade, o atleta universitário Jukássio Diniz, que representa a Universidade Federal do Rio Grande do Norte na competição, participou de um bate papo com as crianças e falou sobre sua carreira, conquistas, as dificuldades da jornada dupla e o papel do esporte em sua vida. Houve ainda atividades recreativas e práticas esportivas com as crianças e adolescentes atendidos pela ONG. Para incentivar ainda mais a paixão por esportes, a CBDU doou ao projeto materiais esportivos.
O CBDU Social
O projeto CBDU Social visa unificar ações já realizadas pela Confederação, alinhando isso ao calendário de eventos, tornando-as atividades oficiais e permanentes na programação da instituição. Segundo o presidente da CBDU, Luciano Cabral, por meio do projeto, há o compromisso de mostrar que as oportunidades existem, e que é possível ter um futuro promissor e de possibilidades por meio do esporte.
“O nosso objetivo é mostrar que o esporte pode transformar pessoas em heróis. Muitas pessoas tornaram-se destaques alinhando esporte e educação como plataformas de crescimento pessoal e, através deste caminho, construíram o futuro deles”, enfatizou.
Transformar vidas por meio do esporte é uma missão, na qual o CBDU Social insere em seus projetos e propósitos. “Aproximar jovens e crianças que têm menos acesso ao esporte e educação é, sem dúvida, o legado que deixamos, uma semente que plantamos, para que elas desenvolvam-se socialmente”, pontua o presidente.
A ONG
A ONG Centro de Ação Social Avançada – CASA é uma Organização Não Governamental focada em desenvolvimento social, com cunho filantrópico e comunitário, sem caráter lucrativo. Surgiu por uma necessidade social das famílias carentes que necessitavam de trabalhar e não tinham onde deixar seus filhos. Em 2005, foi transformada na ONG CASA pelo fundador Wender Marques, que idealizou uma instituição com ações e atendimentos que favorecessem crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, atendendo cerca de 1.500 crianças e adolescentes.
A ONG CASA tem por prioridade interagir e integrar as famílias e comunidade em geral, visando o atendimento sócio educativo-cultural de crianças e adolescentes, resgatando valores éticos e morais, com vista à superação de todo tipo de desigualdade social a partir da prática do amor e do trabalho, desenvolvendo projetos de dança, karatê, capoeira, artes, informática e cidadania.
Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 e Rugby Seven
As Ligas do Desporto Universitário de Futebol 7 e Rugby Seven são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). As duas competições reúnem em Uberlândia 350 alunos-atletas de nove estados da Federação – Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais –, nas categorias feminina e masculina.
Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFU.