ATLETAS E COMISSÕES TÉCNICAS CHEGAM A GOIÂNIA PARA DISPUTAR O JUBS 2017

Atletas e comissões técnicas chegam a Goiânia para disputar o JUBs 2017

Organização da competição está na reta final e a CBDU espera que este seja o maior evento da história do desporto universitário brasileiro

Por Matheus Asafe – Programa Jovens Jornalistas

Boulevard dos Atletas recebe as primeiras delegações a desembarcarem em Goiânia. Foto: CBDU/Be Nice Films

As delegações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal começaram a desembarcar na capital goiana para a 65° edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Para recepcionar os competidores e as comissões técnicas, a CBDU, em parceria com os hotéis contratados, preparou um “Welcome Drink”.  Ao longo do dia, os participantes que chegavam eram direcionados às áreas “Bem Receber”, organizadas nos locais de alojamento para que eles se sintam mais acolhidos e possam se concentrar, além de acompanhar a transmissão dos outros jogos.

Welcome Drink para receber os atletas. Foto: Matheus Asafe

O atleta Iure Ferradaes, 24 anos, representa a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Gurupi, no Basquete 3×3. A modalidade entrou para o quadro do JUBs no ano passado e essa será a primeira competição do ala-armador nessa categoria. “A expectativa é bem grande. Esse ano surgiu a oportunidade de participar da modalidade 3×3. Então, nós montamos um time do nosso campus e conseguimos nos classificar para o JUBs”, conta o jogador.

O JUBs 2017 apresenta três novas modalidades: o taekwondo, o atletismo paradesportivo e o jogo eletrônico League of Legends. O taekwondista goiano Danilo Jordão, 21 anos, é um dos competidores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O atleta pratica a arte marcial há 10 anos e, para se preparar para os jogos, treina em dois períodos desde o começo do ano. “Eu estou treinando muito e espero ganhar a medalha de ouro, ainda mais por ser em casa”, afirma Danilo.

Competidores que já participaram de outras edições dos jogos veem a chance de melhorar seus resultados neste ano. O corredor Maicon Gomes, de 26 anos, representa a UCDB de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e participa do JUBs pela segunda vez. No ano passado, Maicon foi medalha de bronze nos 800m e ficou em quinto lugar nos 1500m. Em 2017, além dessas provas, ele também vai correr a prova dos três mil metros com barreira.

As comissões técnicas estão ansiosas pelas competições, afinal, é a prova de que o trabalho que elas desenvolvem está dando frutos. A técnica de Basquete 3×3 feminino da UNIP de São Paulo, Dayana Andrade, participa do JUBs pela sexta vez, sendo a terceira disputa como treinadora. “Do ano passado para cá, o time se reestruturou por inteiro. As jogadoras treinam individualmente, mas o nosso coletivo é muito bom”, explica Dayana.

As competições do JUBs 2017 começam na quinta feira, 19. A primeira semana será voltada para as modalidades individuais e as disputas do eSport FIFA 2017. Já na segunda etapa, serão disputados os esportes coletivos e o League of Legends. A expectativa da CBDU é de que cerca de cinco mil pessoas, entre atletas, técnicos, organizadores e voluntários, participem dos jogos.

Sobre o JUBs 2017
Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

A cerimônia de abertura será na próxima quinta-feira (19), com show da dupla goiana Israel e Rodolffo, a partir das 19 horas, no Ginásio Rio Vermelho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS