Confronto entre Brasil e Argentina marca primeiro dia das disputas de Beach Hand
Times apontam a equipe da Unipê como mais forte para próxima etapa
Começou, nesta quarta (29), a disputa pela fase classificatória do beach hand masculino, da segunda edição do International University Beach Games, realizado na arena esportiva montada na orla de Pajuçara, Maceió-AL. Em clima de muita rivalidade, a tarde foi marcada por jogos entre quatro equipes do Brasil e Argentina.
Adversários históricos, os times se enfrentaram em duas partidas realizadas durante toda a tarde de competição. No primeiro jogo, o time de beach hand do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, de Alagoas, representou o Brasil contra os argentinos da Universidade Nacional de José C. Paz. Mesmo com um desempenho no primeiro tempo, o entrosamento dos brasileiros não foi suficiente para bater o ataque ofensivo do time dos hermanos.
Juntos há nove anos, os atletas da UNIT jogam desde a época da escola. “Metade da equipe se conheceu no Ensino Médio. Somos amigos, temos entrosamento, mas nunca jogamos uma competição internacional. Precisamos controlar a ansiedade e fazer o nosso melhor.”, ressaltou Vitor Belmonte.
Apesar da vitória, a equipe da Argentina não tinha experiência em jogos de praia, nem em competições internacionais, mas se prepararam exclusivamente para disputar o Beach Games. “Somos jogadores de quadra, mas treinamos na praia especialmente para este campeonato. Não conhecemos as outras equipes, mas sabemos que umas das mais fortes é a da UNIPÊ [da Paraíba]. Vimos alguns jogos deles e estamos preparados”, destacou o jogador argentino Mariano Suarez. O time da Argentina venceu a UNIT por 2 x 0.
Revanche
Já na segunda disputa da tarde, os brasileiros levaram a melhor. Com bastante experiência em competições internacionais, os garotos da Universidade Federal de Alagoas – UFAL fizeram bonito numa partida acirrada, vencida por 2×1 no desempate. Os atletas Fellipe Albuquerque e Cristiano Ferreira já foram campeões brasileiros na primeira edição do Beach Games jogando pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Agora atuando na equipe da UFAL, a grande dificuldade para Fellipe será enfrentar a seu antigo time. “Conhecemos algumas equipes como Argentina e a UNIT, mas acho que nosso maior adversário será a UNIPÊ, atual campeão brasileiro”, pontuou Fellipe.
Torcedores mirins
Para animar ainda mais a tarde desta quarta, a arena esportiva do II International University Beach Games recebeu a visita de estudantes do quarto ao sexto ano, da Escola Municipal Selma Bandeira, do bairro de Benedito Bentes, em Maceió. Convidados do evento, os alunos vieram assistir todas as competições de beach hand. Em clima de descontração e diversão, os pequenos agitaram a arquibancada com muita alegria e gritos de torcida pelas equipes brasileiras.
II International University Beach Games
A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.
O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.
O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.
—
Por Mirella Alves – M4WebApp Assessoria de Imprensa