BEACH SOCCER MASCULINO: SHOW DE GOLS

No Beach Soccer masculino, partidas foram truncadas e com muitos gols

As duas equipes argentinas saíram vitoriosas e lideram seus respectivos grupos

Na noite desta quarta-feira, 29, os torcedores que estiveram na arena montada na orla de Pajuçara, em Maceió, foram ao delírio com belas partidas do beach soccer masculino, uma das modalidades do II International University Beach Games. Estreando a modalidade na competição, as equipes: Universidade Federal de Alagoas (UFAL-Brasil); Instituto Superior de Formación Docente y Técnica (ISFDYT Nº 85) e Universidad Nacional de José C. Paz (UNPAZ), ambas da Argentina; e AIS-FISU, composta de alunos-atletas intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Os confrontos foram bastante truncados, com faltas violentas e diversos gols perdidos. O que fez a diferença estava na arquibancada, a torcida dos brasileiros e argentinos inflamaram os jogadores e vibraram a cada jogada. Segundo Juan Pablo, jogador da UNIPAZ, os argentinos são um show à parte. “Somos a Argentina. Isso sempre é o que encontramos em todas as partidas. Somos muito unidos”, comentou.

Argentina enfrentou o time da casa no primeiro dia do beach soccer. Foto: Fotojump

Argentina x África

A primeira parida da noite começou tensa, com muita marcação e diversas faltas cometidas. Mas a torcida brasileira já mostrava para quem torceria, e os africanos se sentiram em casa. A cada lance, um grito entusiasmado. Os argentinos sentiram a pressão e tentavam intimidar cometendo faltas. E foi justamente na cobrança de uma, que o time de intercambistas conseguiu abrir o placar com Rabiou Ayigbede.

Parece que era o que faltava para os hermanos presentes na arena começarem a apoiar sua equipe. A partir disso, os argentinos adiantaram a marcação e passaram a finalizar no gol adversário. Então o nervosismo passou para o outro lado, os africanos não conseguiram segurar, cedendo o empate no final do primeiro tempo, gol de Santiago Daniel para a ISFDYT Nº 85.

O segundo tempo começou ainda mais pegado. Logo no início da partida, o jogador argentino Pablo Bechtholt recebeu uma entrada forte e, chorando de dor, teve que ser substituído. O jogo continuou travado, mas, no final da segunda etapa, os africanos retomaram a frente, com gol de Ulrich Evard. No terceiro tempo, os intercambistas voltaram com a missão de segurar os argentinos, o que não aconteceu. Mais uma vez a partida chegou ao empate, gol do capitão Oreste Bracco.

Como no beach soccer tem que haver um vencedor, a partida foi levada ao tempo extra. Os africanos demonstraram cansaço, o que deu espaço para o adversário. Aos 4 minutos de tempo extra, o árbitro assinalou pênalti para a Argentina. Oportunidade desperdiçada por Gonzalo Rota. O lance não desanimou o jogador, que logo na sequência marcou o gol da virada, dando a vitória aos argentinos pelo placar de 3 a 2.

Para Gonzalo, autor do gol da vitória, a vitória foi muito difícil e agora vão ter que encarar o Brasil. “Perdi um pênalti e não foi fácil. Mas tive sorte e consegui marcar depois. Agora vamos nos preparar parar pegar o Brasil, vai ser muito mais difícil”, disse.

O goleiro africano Aston Adandonon lamentou não ter conseguido um placar favorável. “Levamos aquele gol quando estava 2 a 1. Não conseguimos segurar a partida. É duro, mas vamos em frente de cabeça erguida”, disse. Segundo Aston, apesar da derrota, o que vale é competir. “Jogar contra eles foi um grande prazer, foi divertido. Só temos que agradecer”, finalizou.

Brasil x Argentina

Um clássico independente do esporte e de quem esteja em campo. Foi uma verdadeira festa, principalmente entre os torcedores nas arquibancadas. UFAL-AL, representando o Brasil e o estado sede, e UNPAZ, da Argentina, fizeram uma partida muito disputada, com lances perigosos a cada ataque.

Aos 9 minutos do primeiro tempo, os brasileiros abriram o placar com Iran Chavez. Logo na sequência, Marcelo Augusto, da UFAL, colocou a mão na bola dentro da área, ou seja, penalidade máxima. O jogador Juan Pablo Ibarra bateu no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro Arthur Melo. No final do primeiro tempo, Juan se redimiu e marcou o gol de empate. Os argentinos na arquibancada foram levados à loucura.

No segundo tempo, a partida voltou a ficar truncada, com muitas faltas e vários cartões distribuídos. A Argentina conseguiu a virada com Juan Pablo, marcando pela segunda vez. Os brasileiros partiram para o ataque e conseguiram algumas chances, mas quem voltou a marcar foram os argentinos, desta vez com Mariano Leonel.

O terceiro tempo começou com os jogadores da UFAL partindo para cima, o que deu a chance do contra-ataque para os argentinos. Em um deles, conseguiram ampliar o placar, de novo com Mariano. No final da partida, os brasileiros diminuíram o placar com um golaço de Carlo Germano. O duelo chegou ao fim com o placar marcando 4 a 2 para os argentinos da UNPAZ.

O jogador Juan Pablo, autor de dois gols na partida, ressaltou a grande exibição da equipe. “Foi uma grande partida. Uma partida muito difícil contra grandes adversários. Estou muito contente pelo resultado”, disse.

O brasileiro Iran Chavez acredita que a derrota aconteceu por falhas individuais. “Fizemos um bom jogo, pecamos em alguns lances. É questão de treino, encaixar melhor a marcação. Méritos do adversário, que conseguiu aproveitar as oportunidades”, ressaltou.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Mauricio Manoel – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS