BEACH TENNIS VEM PARA FICAR

Brasil é destaque no segundo dia do beach tennis

Tarde de quinta-feira, 30, teve confronto entre brasileiros e duas vitórias sobre os argentinos da UNLP, da Argentina

Com sol brilhando forte em Maceió, capital de Alagoas, a quadra de vôlei de praia da arena montada na praia de Pajuçara recebeu o beach tennis com confronto brasileiro entre a equipe BRA 1 e a UNIT-AL. Logo depois, os argentinos jogaram duas partidas seguidas, uma contra o BRA 2 e outra com o BRA 1. Nas duas, os hermanos perderam.

Brasil e Argentina se enfrentam no segundo dia do beach tennis. Foto: Fotojump

Confronto brasileiro

Na primeira partida da tarde, o Brasil tomou conta da quadra. A equipe BRA 1 da dupla Guilherme Ximenes e Henrique Teixeira ganhou da dupla da UNIT-AL, Jamil Crispim e Leonardo Campoi.

Com certa facilidade, a dupla vencedora começou com força e abriu um 4×0 logo de cara. A dupla da UNIT tentou reagir fazendo dois games em seguida, levando o jogo para 4×2. Mas BRA 1 não deu mais chance, e fechou o jogo com um 8×3.

Brasil leva melhor no clássico

Antes das partidas, os argentinos da UNLP estavam aquecendo e treinando sob o forte sol de Maceió. Mas não adiantou. Agustin Vampa e Tomas Szechenyí disputaram com Eurico De Lucca e Pedro Consiglio, mas acabaram perdendo.

O começo da partida foi bem equilibrado, com os brasileiros tendo que suar muito a camisa para conquistar os pontos e fazer 2×0. Na sequência, os argentinos dificultaram e alternaram alguns games com os brasileiros até ficar 4×2 para BRA 2. A dupla brasileira, no entanto, não deu chances, e venceu fazendo 4 games seguidos. Placar do jogo: 8×2 para Eurico e Pedro.

Perguntado sobre em que a dupla BRA 2 se destacou para ganhar a partida, Eurico disse que ele e Pedro aprenderam com os erros de ontem. “O time estava mais regulado que ontem. Erramos menos e conseguimos acertar nosso jogo, que a gente está acostumado a jogar junto. Então a chave de hoje foi o entrosamento e a regularidade”, disse o mais velho da dupla.

Outro clássico, outra vitória brasileira

Sem nem sair da quadra, os argentinos da UNLP descansaram e esperaram os brasileiros da BRA 1 para a última partida do dia. Guilherme Ximenes e Henrique Teixeira mais uma vez voltaram para quadra e venceram de novo, dessa vez por 8×2.

Os argentinos até que tentaram forçar algumas bolas, mas acabaram cometendo muitos erros. Erraram tanto que, após 3 saques errados, Tomas acabou perdendo a calma, jogou a raquete no chão e gritou insatisfeito. Com essa ajudinha, os brasileiros puderam trabalhar os games mais tranquilamente.

Ao fim da partida, Agustin Vampa falou sobre o que faltou para eles ganharem uma partida no segundo dia de competição. “Faltou um pouco de concentração, um pouco de solidez e não errar tantos saques. Erramos demais”, afirmou Agustin cabisbaixo.

Competição

Com os resultados do segundo dia do beach tennis, o BRA 2 está invicto, com três vitórias. A dupla da UNIT-BRA por outro lado perdeu os três jogos que disputou. Os argentinos da UNLP estão com apenas uma vitória e duas derrotas. O BRA 1 se redimiu da derrota no primeiro dia e agora está com duas vitórias.

Formato do jogo

Nesta segunda edição do International University Beach Games, o beach tennis vem como uma modalidade demonstrativa, que não vale como pontuação para premiação. O objetivo é exibir uma modalidade de praia que vem se tornando febre pelo Brasil.

O formato do jogo para essa competição foi definido da seguinte forma: as duplas se enfrentam em set único, disputado em uma melhor de 8 games, que são pontuados de forma idêntica ao tênis de quadra (15, 30, 40 e game). A equipe que atingir os 8 games, vence. Algumas das diferenças para o tênis de quadra: Não existe vantagem quando o game está empatado em 40; caso o saque encoste na rede, mas passe para a quadra adversária, ele é considerado válido.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Philipi Accete – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS