BRASIL É PÓDIO NO PRIMEIRO DIA DE DISPUTAS NO TÊNIS DE MESA

Donos da casa levam o ouro no masculino e a prata no feminino nas finais das disputas por equipe no I Fisu America Games

Por Wesley de Souza

            Começou na tarde desta segunda (23) as disputas dos títulos do ­tênis de mesa. Neste primeiro dia as competições foram por equipes. Ambas as finais foram disputadas entre Brasil e Chile. No naipe masculino o ouro ficou com os brasileiros enquanto no feminino o ouro ficou com as chilenas.

Tênis de mesa feminino, Brasil
Foto: CBDU/Kaizen Filmes

            Na final feminina o placar foi 3×2 para as chilenas. A equipe brasileira, composta pelas atletas Alexia Nakashima, Larissa Kurotaki e Katisa Lima abriram 1×0 sobre a equipe chilena, composta por Cristal Meneses, Judith Morales e Thiare Nuñez, que na sequência empataram. Num terceiro set equilibrado, as chilenas abriram 2×1. As brasileiras empataram na sequência, mas no último set o time chileno se manteve focado no jogo e fez 3×2, levando o ouro. Judith Morales, mesatenista chilena de 24 anos e estudante de Educação Física destacou que o time não teve muito tempo para treinar antes dos jogos. “Só treinaremos uma vez por dia por uma hora e meia. Isso é muito pouco para quem treina cinco horas por dia”. A chilena espera para os jogos de dupla mais dificuldade pois, segundo ela, a afinidade entre a dupla é essencial para se fazer uma boa partida.

            Já na final masculina o placar foi 3×0 para o Brasil. O time da casa, formado pelos atletas Edvelton Xavier, Gustavo Yokota e Guilherme Gomes jogou bem e venceu sem sustos a equipe chilena, composta pelos atletas Gustavo Sepúlveda, Sebastian Roman e Enzo Gumera, confirmando o favoritismo. Para Yokota, de 20 anos e aluno de Educação Física, essa vitória foi importante para conhecer os times e saber como se prepararem para as partidas de dupla e individual. “O Brasil é um dos favoritos e o Chile também é perigoso e pode surpreender, então só temos que ter pensamento positivo porque acho que a gente pode vencer tanto duplas quanto individual”.

            Nesta terça (24) começam os jogos de duplas, a partir das 09h, no Centro Paralímpico Brasileiro, que fica na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, s/n, Vila Guarani, São Paulo. A entrada é franca.

NOTÍCIAS RELACIONADAS