Donos da casa levam o ouro no masculino e a prata no feminino nas finais das disputas por equipe no I Fisu America Games
Por Wesley de Souza
Começou na tarde desta segunda (23) as disputas dos títulos do tênis de mesa. Neste primeiro dia as competições foram por equipes. Ambas as finais foram disputadas entre Brasil e Chile. No naipe masculino o ouro ficou com os brasileiros enquanto no feminino o ouro ficou com as chilenas.
Na final feminina o placar foi 3×2 para as chilenas. A equipe brasileira, composta pelas atletas Alexia Nakashima, Larissa Kurotaki e Katisa Lima abriram 1×0 sobre a equipe chilena, composta por Cristal Meneses, Judith Morales e Thiare Nuñez, que na sequência empataram. Num terceiro set equilibrado, as chilenas abriram 2×1. As brasileiras empataram na sequência, mas no último set o time chileno se manteve focado no jogo e fez 3×2, levando o ouro. Judith Morales, mesatenista chilena de 24 anos e estudante de Educação Física destacou que o time não teve muito tempo para treinar antes dos jogos. “Só treinaremos uma vez por dia por uma hora e meia. Isso é muito pouco para quem treina cinco horas por dia”. A chilena espera para os jogos de dupla mais dificuldade pois, segundo ela, a afinidade entre a dupla é essencial para se fazer uma boa partida.
Já na final masculina o placar foi 3×0 para o Brasil. O time da casa, formado pelos atletas Edvelton Xavier, Gustavo Yokota e Guilherme Gomes jogou bem e venceu sem sustos a equipe chilena, composta pelos atletas Gustavo Sepúlveda, Sebastian Roman e Enzo Gumera, confirmando o favoritismo. Para Yokota, de 20 anos e aluno de Educação Física, essa vitória foi importante para conhecer os times e saber como se prepararem para as partidas de dupla e individual. “O Brasil é um dos favoritos e o Chile também é perigoso e pode surpreender, então só temos que ter pensamento positivo porque acho que a gente pode vencer tanto duplas quanto individual”.
Nesta terça (24) começam os jogos de duplas, a partir das 09h, no Centro Paralímpico Brasileiro, que fica na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, s/n, Vila Guarani, São Paulo. A entrada é franca.