BRASIL GANHA FISU AMERICA 3×3 E SE CLASSIFICA PARA O MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DA MODALIDADE

Programa Jovens Voluntários – Por Arthur Pessoa

Foto: Thiago Parmlat/CBDU

O terceiro e último dia do FISU America 3×3 começou acirrado na quadra montada na Praia de Pajuçara com as semifinais da competição, iniciada com o jogo entre UNIP x Universidad de Costa Rica.

A equipe paulista dominou todo o jogo, vencendo a partida ao final por 22×5 e garantindo a vaga pra final. Seguindo as partidas, entraram em campo as equipes de Universidad de Chile x Universidad de La Matanza, da Argentina. Jogo começou bem disputado, com certo equilíbrio nos primeiros três minutos de jogo com cestas marcadas pelas duas equipes, porém a equipe chilena acertou no entrosamento, impôs seu ritmo, manteve o placar de 18×14 e venceu.

Na final masculina, UNIP e Universidad de Chile jogaram forte, mostraram bons lances na quadra, aumentando a competitividade da partida. Os paulistas começaram a levar todas as jogadas para as laterais da quadra, arremessando de longe e destacando as habilidades de seus atletas. Ao final, a UNIP conseguiu mais uma vez mostrar boa atuação e vencer o jogo pelo placar de 18×12.

“Tivemos um jogo bom, com um ritmo legal e conseguimos abrir bem, mas no meio do jogo, a equipe cansou e diminuímos a pegada. Mas por nossa experiência no 3×3 mostramos nossa superioridade e pudemos impor o ritmo e vencer a equipe deles que mesmo parecendo não ter tanta afinidade com a modalidade, é um conjunto forte.” Destacou Willie Weirhann, atleta da UNIP e da Seleção Brasileira de Basquete 3×3.

No naipe feminino, as semifinais aconteceram entre a equipe da ITESM, do México e Universidad de Antioquia, da Colômbia, vencida pelas mexicanas por 13×10 e pelas equipes da Universidad de Chile e PUC Valparaíso, também vencida pela La U, como é conhecida a instituição chilena, pelo placar de 16×15.

Já com a final decidida entre ITESM x La U, as meninas entraram em quadra com energia, focadas somente na vitória. Com uma atuação icônica da capitã Viridiana Flores, a equipe mexicana finalizou a final pelo placar de 17×14 e levou a medalha de ouro do FISU America 3×3.

Agora as equipes da UNIP, no masculino e da ITESM-MEX, no feminino, arrumam as malas e partem rumo à China para a disputa do Mundial Universitário da modalidade, que acontece em outubro.

O FISU America 3×3 é uma realização da FISU America, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Patrocínio: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS