Brasil participa do programa da FISU de Liderança em Voluntariado

FISU Volunteers Leaders Academy foi iniciado ontem, em Kazan, na Rússia

 

Paula Vasconcelos representa o Brasil no FISU Volunteers Leaders Academy.

A Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) abriu nesta segunda-feira, 03, em Kazan, na Rússia, o FISU Volunteers Leaders Academy, Programa de Liderança em Voluntariado que acontece na cidade até o próximo sábado, 08 de julho. Mais de 100 voluntários, de 91 países, estão reunidos no evento, que tem como objetivos criar oportunidades de estudo e compartilhamento de práticas relacionadas a projetos de voluntariado e programas para grandes eventos internacionais.

A convite da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a turismóloga Paula Leal Vasconcelos representa o Brasil no encontro. Membro do Departamento de Voluntariado da Confederação, ela utilizará a capacitação em Kazan para auxiliar no desenvolvimento da área em eventos do desporto universitário brasileiro. “O Programa está sendo mais do que esperamos, é uma experiência maravilhosa, de troca de experiência com pessoas de todos os lugares e culturas, além de uma vivência com os problemas e desafios de cada país na área de voluntariado”, descreveu Paula, após o primeiro dia do curso.

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing e Publicidade, Paula afirma ter no sangue o amor pelo esporte. “Trabalhar com esporte esta no meu sangue. Amo quando tenho a oportunidade de participar dos eventos, me realizo”, destaca ela. Confira aqui um relato dela dos primeiros dias de evento!

Criado há três anos, o Departamento de Voluntariado da CBDU atua ativamente em todas as competições da Confederação, utilizando as áreas disponíveis para voluntariado como ferramenta de divulgação do esporte universitário entre os jovens. “É um serviço que atende às necessidades da CBDU na realização dos eventos, além de acreditarmos que este é um excelente caminho, não só para dialogar com os jovens, mas também para capacitá-los a participar de eventos esportivos universitários”, pontua o presidente da CBDU e vice-presidente FISU, Luciano Cabral.

Segundo ele, o Programa de Liderança em Voluntariado é um instrumento novo, criado pela FISU para ter um diálogo mais próximo com jovens do mundo todo que estão envolvidos com o movimento do esporte universitário. “O Programa tem ainda como objetivo capacitar jovens universitários para que eles possam atuar, trabalhar e levar a mensagem da FISU, do esporte universitário, para seus respectivos países”.

O FISU Volunteer Leaders Academy-2017 acontece até a próxima sexta-feira, 08 de julho, em Kazan, capital da República do Tartaristão, na Rússia. O evento é sediado pela Volga State Academy of Sport and Tourism.