BRASIL VIRA SOBRE ARGENTINA E LEVA OURO NO VÔLEI MASCULINO

Equipe da casa vence partida disputada e se torna o melhor time da modalidade no naipe masculino em toda a América

Por Wesley de Souza

Aconteceu na noite desta quinta-feira (26) a final do vôlei masculino do I Fisu America Games. Brasil e Argentina, que também se enfrentaram pelo vôlei feminino, entraram em quadra e o time brasileiro venceu por 3×2, de virada, conquistando a medalha de ouro.

Foto: CBDU/ Kaizen filmes

O primeiro set foi marcado por muito equilíbrio e muitos erros. A Argentina pecava quando encontrava o bloqueio brasileiro pela frente e os atletas brasileiros falhavam nos saques. Porém, quando estes erros não apareciam, o que se via em quadra era um jogo muito disputado. O placar de 25X22 para o Brasil é prova disso. Vencendo o set, o time da casa abriu a vantagem de 1×0 na partida.
Já o segundo set também foi marcado por erros, dessa vez mais do lado brasileiro do que do argentino. A equipe da casa pecou nas jogadas ofensivas e os argentinos se aproveitaram destas falhas e venceram o set por 25×19.
O terceiro set foi mais uma vez de equilíbrio. Argentinos e brasileiros lutaram pelos pontos, mas pareciam estar unidos em uma coisa: contestar decisões da arbitragem. Apesar disso, o set foi bastante disputado e os argentinos levaram a melhor por 26×24 e viraram o jogo para 2×1.
No quarto set a arbitragem novamente foi motivo de reclamação, desta vez pelos argentinos. A Argentina se perdeu durante a partida e os bloqueios, que foram efetivos durante toda a partida não funcionou bem durante este set. As bolas de ataque do Brasil entravam com facilidade, atrapalhando o jogo do time anfitrião. A equipe da casa venceu por 25×22, levando a partida para o quinto set. Destaque para o ponto gratuito que o levantador argentino Andrés Arduino deu para o time do Brasil. Num acesso de raiva, Arduino jogou a bola em uma das coberturas que se tem próxima a quadra do CPB e foi advertido com cartão vermelho (no vôlei, a equipe do jogador que recebe o cartão vermelho é advertida com um ponto no placar para a equipe adversária. A expulsão se dá com a apresentação dos cartões vermelho e amarelo juntos).
No quinto e decisivo set o Brasil voltou jogando muito melhor que os adversários que pareciam ter sentido a pressão dos brasileiros que acompanhavam a partida. A defesa argentina não conseguiu parar o ataque brasileiro e os donos da casa fecharam o quinto set em 15×09 e vencendo a partida por 3×2.
Júlio Andrade, ponta da equipe brasileira, comentou que já esperava dificuldade na final. “Nós já viemos sabendo que o jogo seria bem difícil porque o time deles tem o mesmo sistema tático que o nosso e o levantador deles é muito bom. Ganhamos o primeiro [set], mas depois demos uma relaxada achando que tinha algo ganho, mas não tinha. Temos sempre que pensar ponto a ponto, set a set”. O estudante de Educação Física também destacou a melhora que os novatos tiveram ao decorrer do torneio. “A gente aprendeu a jogar como um grupo. Muitos dos nossos atletas acabaram de sair do juvenil, então vejo que a maturidade aumentou. Talento individual ganha jogo, mas só a equipe ganha campeonato”.
O treinador da equipe Argentina, Waldo Kanto, ao ser questionado sobre o sentimento da equipe em ser a segunda melhor equipe de vôlei das Américas, se recusou a falar com a equipe de imprensa brasileira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS