BRASILEIRAS DA UNIFOR-CE SÃO AS CAMPEÃS DO BEACH SOCCER FEMININO

Brasileiras da UNIFOR-CE são as campeãs do beach soccer feminino

As jogadoras estavam nervosas, porém fizeram grandes partidas na tarde deste sábado

O que não faltou nas finais do beach soccer feminino deste sábado (01), foram atletas dispostas a alcançar a melhor colocação possível. Na disputa do 3º lugar, as bolivianas da University of Saint Francis Xavier (USFXC) não conseguiram segurar o ímpeto das brasileiras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Na grande final deu Brasil. As cearenses da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) passaram por cima das paraguaias da ADUP, goleando por 4 a 0, sendo campeãs invictas.

Chocolate brasileiro

A partida valendo o 3º lugar começou tensa e com muitos passes errados de ambas as equipes, as goleiras eram meras expectadoras. As meninas da UFAL conseguiram abrir o placar depois do frango da goleira boliviana Alejandra Calvo. A ala Alycia Eduarda foi anotou o dela.

O segundo tempo veio para mudar o marasmo do tempo anterior. As meninas da UFAL impuseram maior ritmo na partida e logo ampliaram o placar com mais dois gols. Amanda do Vale e Nayse Carla marcaram. A partir disso, as bolivianas visivelmente abaladas não foram totalmente dominadas pelas brasileiras e, consequentemente, deram espaço para o Brasil. A jogadora Karla “Tanque”, apelidada pela torcida, aumentou o marcador.

No terceiro tempo foi apenas para administrar. As atletas da UFAL, sem pena alguma, ampliaram o placar e decretaram a vitória por 10 a 1. O gol de honra das bolivianas foi marcado pela Raisa Izzy.

A boliviana lamenta não ter conseguido ganhar das brasileiras, mas admite que o mais importante foi competir. “Esta é a primeira vez que competimos, formamos a equipe exclusivamente para o Beach Games International. O mais importante foi participar e fazer parte de tudo isso. Na próxima voltaremos mais preparadas”, disse.

A jogadora Karla “Tanque” caiu nas graças da torcida por ter ser forte fisicamente e por não desistir em jogada alguma. Para ela, alcançar o 3º lugar está de bom tamanho, tendo em vista que a equipe não joga Beach Soccer. “Esta foi a nossa primeir vez jogando o futebol de areia, treinamos para competir e ganhar a medalha de bronze está de bom tamanho. Vamos treinar agora para pegar o ritmo da areia e tentar chegar mais forte na próxima edição”, finalizou.

Ouro para o Brasil

As atletas da UNIFOR-CE não contaram história, impuseram seu ritmo e arrastaram o 1º lugar no beach soccer feminino. A partida começou muito estudada, afinal ninguém queria errar e dar a vantagem para a adversária. As meninas brasileiras foram aumentando o ritmo do jogo, correndo mais, se entregando a cada lance. Depois de tanto esforço, foram presenteadas com o primeiro gol. Maria Carolina foi feliz no arremate.

O segundo tempo foi bem mais pegado. Com diversas faltas violentas, as paraguaias demonstravam impaciência ao ver o tempo passar e a inferioridade no placar. A partir de duas cobranças de faltas, as brasileiras ampliaram o placar para 3 a 0. Daniele Quinto e Jessica de Oliveira marcaram. O terceiro tempo foi mais corrido, as paraguaias decidiram parar de cometer faltas e jogar bola, mas resolveram tarde demais. As brasileiras já comemoravam o título quando Claudiane da Silva fez mais um e fechou o marcador em 4 a 0. Final de partida e festa nas areias da Pajuçara.

A paraguaia Maria Soledad, mesmo cabisbaixa, enalteceu ter conseguido a segunda colocação. “Não deu desta vez, estávamos confiantes em conseguir o ouro, mas não deu”, disse.

O lado brasileiro estava em festa, até dancinha da vitória rolou. A “coreógrafa” do time campeão, Jessica de Oliveira, fez um balanço da conquista. “Finalmente campeãs do mundo. Conseguimos ser campeãs nacionais ano passado. Há três anos jogamos futebol de areia, mas a nossa modalidade principal é o futsal, então abraçamos a modalidade e conseguimos ser competentes. Finalmente, depois de muito esforço, ganhamos o ouro para o Brasil”, afirmou a sorridente jogadora da camisa 6 da UNIFOR-CE.

Com isso, o beach soccer feminino chegou ao fim nesta edição do II International University Beach Games. Foram jogos de alto nível nas areias de Pajuçara, em Maceió-AL. Com o sucesso da competição, a expectativa agora é para a 3ª edição do evento que acontecerá em Manaus-AM, em dezembro deste ano.

Por Maurício Manoel – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS