CBDU REALIZA ASSEMBLEIA GERAL NA BUSCA DE MAIS TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO

Reunião entre os dirigentes tem como principal objetivo a democratização da instituição

Foi realizada na manhã desta quinta –feira, dia 8 de novembro, uma Assembléia Geral Extraordinária que contou com dirigentes de todas as esferas da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Além do presidente Luciano Cabral e do vice- presidente Alim Maluf Neto, os presidentes das 27 federações que compõem a CBDU participaram da reunião. A pauta única da Assembleia foi a alteração do estatuto da instituição. Segundo o Luciano Cabral, uma série de propostas foram aprovadas com objetivo de ampliar a boa governança e democratização da Confederação atendendo as novas diretrizes de gestão sobre compliance . “Nós ampliamos o colégio eleitoral da instituição. Acrescentamos 9 atletas com direito a voto na intenção de aumentar a participação deles, trazendo muito mais transparência ás decisões da gestão e atendendo a nova legislação que exige que um terço do colégio eleitoral seja composto por atletas”, comenta Cabral.

Na assembleia também foram instituídos o conselho diretivo e o conselho consultivo da CBDU, que agora conta com os vice-presidentes regionais representando as federações universitárias, conselho fiscal, tribunal de justiça desportiva e representantes da comunidade esportiva.

Outro ponto discutido e aprovado na reunião foi a reformulação do regimento interno e a introdução de um código de ética que regulará todas as relações entre pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços para a confederação. Foi liberada a contratação de empresas terceirizadas para um novo planejamento estratégico nas ações da CBDU. “Resumidamente nós buscamos um conjunto de ações pensadas para melhorar a gestão do esporte universitário brasileiro”, finaliza Cabral sobre a Assembleia.

AVALIAÇÃO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

Ainda na quinta feira, uma segunda reunião com os presidentes das federações foi realizada com intuito de avaliar a atual edição do Jogos Universitários Brasileiros, o JUBs, que em 2018 está sendo disputado na cidade de Maringá entre os dias 4 e 11 de novembro.  “Todos os anos realizamos essa reunião para avaliar o JUBs. O objetivo é construir propostas e sugestões para as próximas edições. A edição atual foi elogiada por todos os participantes e apontada como uma das melhores já feitas. Isso pra nós da CBDU é muito importante porque a cada edição isso tem se renovado. Significa que temos melhorado a cada ano que passa e comprova que essa avaliação é extremamente necessária”, completa o presidente da Confederação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS