Cerimônia de abertura marca o início oficial dos JUBs Praia 2023

O Multicenter SEBRAE recebeu, nesta segunda-feira (24), a cerimônia de abertura da 12ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia, que acontecem até o dia 29 de abril, em São Luís, no Maranhão. Ao todo, 12 modalidades integram o cronograma da competição que retorna a capital maranhense após 34 anos. Nesta edição, 24 estados participam dos jogos. 

O evento contou com a participação da secretária nacional de Esporte e Alto Desempenho, Marta Sobral, do prefeito da cidade, Eduardo Braide, do secretário municipal de Esportes, Romário Barros, do secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, além do secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe. 

Direto de Brasília, Marta Sobral comemorou a realização dos jogos na cidade em que ela, por muitas vezes, competiu enquanto atleta de basquete. “É uma honra poder estar aqui representando a Ministra do Esporte, Ana Moser, que também foi uma atleta de alto desempenho. Os atletas universitários fazem parte de um calendário importante para o Bolsa Atleta, que este ano teve um número recorde de contemplados. A educação e o esporte precisam chegar para todos”.

Foto: Nestor Bezerra / Secom – Prefeitura de São Luís

Luciano Cabral, presidente da CBDU, fez a honra e passou a palavra para Alim Maluf Neto, vice-presidente da confederação, que é natural de São Luís. “Vocês, atletas, são o objeto principal para quem nós fazemos o esporte em nosso país”, refletiu Alim, que abriu a cerimônia e deu as boas-vindas a todos. 

O grupo musical Lamparina, que mistura ritmos locais, interpretou o hino nacional. Em seguida, Ribinha Maracanã, cantador do grupo de bumba meu boi Boi de Maracanã, cantou o hino de louvação a São Luís. 

A atleta maranhense Maria Eduarda Carvalho, do Cross Training, fez o juramento do atleta, enquanto o paraibano Jonatha Caxias, árbitro do beach hand, fez o juramento da arbitragem. 

Para todo mundo entrar no clima dos jogos, a Cia de dança Street Masters embalou todo mundo em um universo que mistura dança popular com um toque moderno. Uma das coreografias apresentadas foi a Made in Maranhão, que mistura hip hop e danças populares maranhenses, como bumba meu boi e tambor de crioula. O grupo já foi tricampeão do quadro Se vira nos 30, do antigo programa Domingão do Faustão. 

Durante a entrada da tocha, guiada por Thayrla Araújo, do beach soccer do Maranhão, os Cazumbas do bumba meu boi de Santa Fé  acompanharam a atleta até a chegada da pira. Um momento emocionante, folclórico e repleto de simbologias da cultura maranhense. O prefeito Eduardo Braide declarou aberta a 12ª edição dos JUBs Praia e a banda Mix in Brazil encerrou a noite. 

_____________________

Os JUBs Praia 2023 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura Municipal de São Luís e Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS