CICLISMO ESTÁ DE VOLTA NO JUBS MARINGÁ

Fora da competição por 15 anos, a modalidade chega para trazer muita velocidade na pista

Por Ana Luíza Vargas – Programa Jovens Jornalistas

As disputas, que irão ocorrer no velódromo da Vila Olímpica da cidade, contam com seis atletas no masculino e duas atletas no feminino. Com um treinamento oficial no dia 06 e as competições entre os dias 07 e 09 de novembro, as provas serão disputadas nas seguintes categorias: perseguição individual, 200 metros, sprint e 500 metros, para o sexo feminino, enquanto o masculino disputará a prova de um quilômetro. “Acredito que vai ter um bom nível e a gente está confiante para tentar uma medalha”. Celso Júnior, estudante de Educação Física na Universidade Federal de Uberlândia, é um dos competidores que estarão na briga por uma medalha no ciclismo.

O ciclismo de pista, uma das modalidades escolhidas pela cidade sede, conquistou o seu espaço novamente, algo que não existia desde os JUBs Curitiba, em 2003. Segundo a coordenadora da modalidade do ciclismo, Elaine Sirydakis, o ciclismo é uma das modalidades que mais cresce no país em termos de adeptos e, consequentemente, o desporto universitário tem um aumento significativo também, sendo importante a sua inserção em uma competição universitária de nível nacional. “A gente quer mostrar o que é o ciclismo de pista, que é detentor de 54 medalhas olímpicas”, explica.

Por contar com um velódromo e ter uma tradição muito forte na modalidade, a cidade se torna um berço para o esporte e vem com força nas disputas. Com quatro atletas competindo por universidades da cidade sede, já é possível perceber a representação que Maringá possui no cenário do ciclismo, porém, a briga pelo título possui outros nomes que vieram com bastante experiência na mala. “Pela lista de inscritos foi possível ver alguns nomes conhecidos que disputam torneios nacionais, alguns campeonatos estaduais e, para uma retomada do esporte, teremos uma competição com um bom nível técnico”, finaliza a coordenadora.

Agora, o ciclismo busca reafirmar seu espaço dentro dos JUBs e podemos aguardar grandes surpresas com essa modalidade. Com entrada franca, as competições ocorrerão no velódromo da Vila Olímpica, a partir das 16h, nos dias 07 e 08 de novembro, e a partir das 9h30, no dia 09.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para conferir os regulamentos, boletins e mais informações sobre a Fase Final, acesse o link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS