COMPETIÇÃO UNIVERSITÁRIA DE LEAGUE OF LEGENDS CRESCE A CADA ANO

É o segundo ano do e-Sport no jogos universitários brasileiros. Estudantes de todo o Brasil se reúnem para disputar uma medalha, algo antes inimaginável para os jogadores de LOL.

Por Guilherme Amaral-Programa Jovens Jornalistas

Depois de passar por classificatórias regionais, times do país inteiro têm a chance de competir na fase final do JUBs 2018. A competição ganhou mais visibilidade neste ano, com novos grupos se inscrevendo e recebendo mais auxilio de suas respectivas universidades para disputar.

O time da Universidade Federal do ABC, chamado UFABC STORM, é um dos novatos nos jogos, mas já carrega um histórico de disputas que o coloca em lugar de destaque. De acordo com o jogador Pedro Henrique Paula (21), estudante de Engenharia Biomédica, a equipe tem apenas dois anos e já venceu em campeonatos como o Global Games, o Age Campinas e quatro vezes Torneio Universitário de e-Sports, que garantiu a ela a oportunidade ir à Portugal competir contra times europeus. O oponente do STORM foi o FEUP, que é de Portugal.

Atletas da UDESC no Shopping Avenida Center Foto: Catarina Magalhãe /CBDU

Mas o maior orgulho para o UFABC STORM, segundo Pedro, foi ter participado de uma competição de nível internacional. “Os times foram chamados pela própria RIOT, desenvolvedora do jogo, para jogar no UniLOL, só com times nacionais. Nós pontuamos mais e então fomos chamados para competir na China, no ICC. Perdemos na fase de grupos, mas pelo menos ganhamos do vencedor de 2017”.

As outras universidades que trouxeram suas equipes para participar do JUBS foram: UDESC-SC, UFRPE-PE, UNB-DF, UNIT-SE, UFG-GO, UEMA-MA, UFRN-RN, UVV-ES, IFTO-TO, UFMT-MT, UFU-MG e UNIT-AL. Essa última não participará do primeiro dia de competição, dando vitória por W.O para os outros times do grupo D.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para conferir os regulamentos, boletins e mais informações sobre a Fase Final, acesse o link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS