COMPETIDORES DO ATLETISMO PREZAM PELA SUA ESSÊNCIA E RESPEITO DENTRO DAS PISTAS

Atletas buscam conquistar mais medalhas nos JUBs 2018 e deixar sua marca por Maringá

Allana Luiza – Programa Jovens Jornalistas

No terceiro dia de competição, a Vila Olímpica de Maringá recebeu novas provas para a modalidade atletismo, como as marchas atléticas de 5.000m e 10.000m e o salto em vara e revezamento 4x100m. Na tarde de quinta-feira (8), também foram conhecidos os vencedores das disputas de peso masculino, peso paradesportivo masculino, distância masculino, distância paradesportivo masculino, 800m feminino e masculino, marcha atlética 10.000m masculino, marcha atlética 5.000m feminino, vara feminino, 400m com barreira feminino e masculino, disco feminino e 4x100m feminino e masculino.

Alguns dos atletas campeões nas novas disputas foram a Paula Raissa, da Uniassau (PE) na marcha atlética de 5.000m feminino, e o Mateus Gabriel, da PUC (SC), atual líder do ranking brasileiro em marcha atlética 10.000m, no masculino.

Os atuais campeões dos 100 metros rasos também não descansaram. A Anny Caroline, atleta da Univalli (SC), que foi medalhista de ouro na prova de quarta-feira, garantiu o seu lugar para a final dos 200m feminino. E na categoria masculina não foi diferente. O estudante da UNIP (ES), Paulo André, ganhou na 4º série da semifinal e se classificou para a final com o tempo de 21s03.

E, ao lado de Paulo André, ou mais próximo dele, chegou o atleta de administração da Faculdade Celso Lisboa (RJ), Aldemir da Silva Júnior. O adversário e amigo de Paulo foi o campeão dos 400 metros rasos no segundo dia de competição. “Graças a Deus, estou vivendo um sonho na minha carreira. Claro que não vou parar e sempre vou correr em busca de outros objetivos”, comentou ao falar de sua vitória na volta aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O graduando de Administração tem um alto rendimento nos 200 metros rasos.

O atleta do Rio, mais experiente que Paulo, comenta que está feliz em ver o momento que o atletismo está vivendo, principalmente, nas provas de velocidade. Ele ressalta que tem muitos amigos no esporte e que a rivalidade só fica dentro das pistas, pois é perceptível a torcida pelo sucesso do adversário nos dias de competição.

As premiações acontecerão no Boulevard dos Atletas.

Os JUBs 2018 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS