CONFIRA AS EMOÇÕES DO SEGUNDO DIA DO BASQUETE NO JUBS CONFERÊNCIA NORDESTE

Programa Jovens Voluntários – Por Isaac Simões e Fernanda Bulhões

Foto:Isaac Simões

A manhã do segundo dia do basquete masculino dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Conferência Nordeste, foi marcado por grandes lances, reação na tabela e o brilho de um dos grandes nomes da competição na quadra do Pavilhão Comendador Tercio Wanderly, no bairro de Jaraguá, em Maceió, nesta quarta-feira (7).

No primeiro confronto do dia, a equipe da Uninassau-PE não tomou conhecimento da UFCG-PB e bateu os paraibanos por 112 a 25. O resultado não só reabilitou os pernambucanos, após a derrota na estreia para a Unifor-CE, como também colocou a equipe na ponta do grupo A, com três pontos, e garantida na próxima fase da competição.

Por outro lado, a UFCG-PB precisará vencer a Unifor-CE, no encerramento da primeira fase, nesta quinta-feira (8) para ainda ter chances de avançar à próxima fase. Com apenas um ponto, a equipe é a lanterninha do Grupo A, enquanto os cearenses ocupam a segunda posição, com dois.

Pelo Grupo B, a equipe alagoana da FAT estreou bem no JUBs, dominando todo o confronto diante da UFS-SE e vencendo os sergipanos por 86 a 49. O triunfo dos donos da casa veio principalmente graças à grande atuação do ala-armador Victor Gusmão, eleito o melhor jogador de basquete pela CBDU em 2018. O camisa 5 da FAT foi o destaque desta manhã na quadra e levou as arquibancadas a loucura com suas jogadas.

“É sempre bom estrear com vitória. Mas eu acho que estávamos um pouco ansiosos por estar jogando em casa, por ser a principal competição para nos levar ao JUBs nacional. Então, a gente começou um pouco ansioso, tomamos algumas decisões precipitadas, mas depois nos encontramos em quadra, vencemos e agora é pensar no próximo jogo”, comentou o camisa 5.

Com a vitória, a FAT-AL chegou aos dois pontos na tabela e empatou com a FMN-RN na liderança da chave B. As duas equipes se enfrentam, nesta quinta-feira (8), às 10h, para decidir quem avança para a próxima fase na ponta do grupo. Em contrapartida, os sergipanos da UFS estão com dois pontos, mas se despedem da competição, por ter encerrado sua participação.

Já no período da tarde, a primeira disputa foi entra a equipe feminina da UNIFOR-CE e as representantes da UNINASSAU-PE. A equipe pernambucana conseguiu manter um ritmo muito bom desde o primeiro tempo e acabou levando a melhor no jogo com o placar final de 62×37. O destaque dessa equipe foi a jogadora Adrianinha Moisés, ex-jogadora da seleção brasileira de basquete.

No segundo jogo, marcado por lances incríveis, muita marcação e animação da torcida. As seleções da UNIT-SE x UNINASSAU-AL se enfrentaram. As donas da casa abriram logo a vantagem na primeira quadra num placar de 23×05. Mantiveram o ritmo na segunda quadra com uma boa marcação e pontos bem executados finalizando o placar em 30×14 com destaque para a jogadora Renata Silva que fez mais de 10 pontos na partida.

Com 6:30 da terceira quadra, a seleção da UNIT-SE aperta e chega a uma diferença de sete pontos das donas da casa 25 x 32. Mas no final do tempo, as meninas da UNINASSAU-AL mantem o jogo com o placar de 30×37. O final da última quadra foi marcado por várias faltas e gritos das torcidas e as donas da casa foram vitoriosas com o placar de 47×72.

Para Catarina Buarque, 25, estudante de Psicologia da Universidade Tiradentes, afirmou que está feliz a equipe perdeu, mas que estão com a cabeça erguida diante do jogo. Ela ressaltou que o resultado negativo da partida não foi por causa do nervosismo, mas devido ao preparo físico da equipe em determinado tempo da partida. “Hoje, achei que não foi nervosismo mais perna, preparo físico,” finalizou.

O JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla

NOTÍCIAS RELACIONADAS