Confira as partidas das finais de handebol feminino
Por Karol Araújo – Programa Jovens Voluntários
Na final do handebol feminino a disputa foi entre Uninassau-PE e UNC-SC. Logo no primeiro tempo as catarinenses saíram na frente com uma vantagem de sete pontos e pegando forte na defesa. As meninas de Recife resistiram forte, mas terminaram a primeira meia hora com resultado negativo, 15×07 UNC-SC.
No segundo tempo Santa Catarina entrou em quadra decidida e levar mais esse título para casa, jogaram muito e aumentaram a vantagem de pontos em cima de Pernambuco e com o placar de 24×14, garantiram o tricampeonato.
A meio esquerda Talita Alves Carneiro, estudante de fisioterapia, tem 21 anos e esta é a sua terceira vez no JUBs. Campeã na modalidade desde sua primeira vez no campeonato universitário brasileiro, Talita ressalta a importância de competir. “Nós temos as finais da liga agora e também os jogos abertos e dai o interesse, precisávamos pegar esse ritmo de jogo e nos entrosar melhor”, disse.
Garantir o tricampeonato era a maior vontade das meninas que saíram de quadra com o sentimento de dever cumprido.
No jogo masculino a universidade paulista abriu o placar e foi logo alcançada pelo time de Recife. Em seguida os meninos de São Paulo abriram vantagem e seguraram os pontos até o fim do primeiro tempo.
Na segunda meia hora a UNIP seguiu liderando o jogo mesmo com a UNINASSAU chegando junto no placar. Nos minutos finais da disputa os pernambucanos ficaram somente um ponto atrás e o jogo ficou apertado, os paulistas correram atrás e garantiram a sexta vitória no JUBs com 31×27 UNIP-SP.
Com 29 anos e cursando engenharia civil, Jackson da Costa Souza joga também pelo time oficial de Pinheiros. O armador esquerdo participou durante três meses de um campeonato no Irã. “Foi minha primeira experiência fora do país, foi muito enriquecedor porque pude conhecer mais sobre outra cultura. Os iranianos tem um handebol equilibrado e aprendi muito”, contou.
A UNINASSAU-PE chegou à final com os times masculino e feminino e levaram para casa a medalha de prata nas duas categorias.
Com o fim dos Jogos Universitários Brasileiros de 2017, ficam grandes experiências e oportunidades, além da expectativa para o próximo ano.