CONFIRA QUAIS COMPETIÇÕES SÃO SELETIVAS PARA O FISU AMERICA GAMES

Primeiro Pan-Americano Universitário será realizado em São Paulo entre 19 e 29 de julho

Judô_LDU 2017_CBDU-FISU AMERICA GAMES
O judô é uma das modalidades que estará presente na competição. Foto: CBDU

O Brasil sediará este ano a primeira edição do FISU America Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o público universitário. Com realização da FISU America (entidade que rege o desporto universitário nas Américas) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a competição acontecerá no complexo do Centro de Treinamento Paraolímpico e no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, em São Paulo, entre 19 e 29 de julho.

Esta semana foi lançado o website oficial do FISU America Games, onde constam as principais informações sobre a competição, além dos destaques da cidade sede. Confira aqui: fisuamericagames.com.

Modalidades

Serão mais de 32 países competindo nas modalidades de atletismo, atletismo paralímpico, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, natação paralímpica, taekwondo, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paralímpico.

Seleções Brasileiras

Para a composição das Seleções Brasileiras, algumas competições da Temporada 2018 da CBDU servirão como seletivas, assim como o JUBs 2017. Confira:

– Para as modalidades futebol, taekwondo e judô, serão seletivas as competições do JUBs Futebol e JUBs Lutas 2018.

– Para as modalidades atletismo, basquetebol, futsal, voleibol e natação, serão convocados os vencedores do JUBs 2017.

– Para as modalidades tênis e tênis de mesa, serão convocados os vencedores do JUBs 2017 e do JUBs Tênis e JUBs Tênis de Mesa 2018.

– Para as modalidades do paradesporto (atletismo, natação e tênis de mesa), haverá uma parceria entre a CBDU (com os campeões do JUBs 2017) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Eliminação do limite de idade para atletas do paradesporto

Em comunicado oficial assinado pelo presidente da FISU America, Alim Maluf Neto, e o Secretário-Geral, Sandy Rodríguez, o Comitê Executivo anunciou nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a eliminação do limite de idade para alunos-atletas que participarão dos esportes paralímpicos do FISU America Games.

O documento notifica: “O Comitê Executivo da FISU America tem a honra de informar que os alunos-atletas participantes das modalidades paralímpicas dos primeiros Jogos da FISU America São Paulo 2018 estão isentos do cumprimento do requisito estabelecido no Artigo 19.d do Regulamento Geral: ‘Ter pelo menos 17 anos e menos de 25 anos em 1 de janeiro do ano do evento’. Tem-se com a medida o objetivo de facilitar a participação dos alunos-atletas com deficiência em nosso grande evento do esporte universitário do continente americano”, diz a nota.

Inscrições

As inscrições para o FISU America Games são realizadas por meio do sistema da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), responsável pelo Comitê Organizador da edição pioneira da competição.

O registro de participação é realizado pelas Federações Esportivas Universitárias Nacionais (NUSF, na sigla em inglês), por meio do sistema. A NUSF do Brasil, que no caso é a CBDU, já apresentou intenção de participação na competição, em todas as modalidades presentes. As convocações das Seleções Brasileiras seguirão conforme exemplificado acima.

NOTÍCIAS RELACIONADAS