CONHEÇA A ESTRUTURA DA UNIVERSÍADE DE VERÃO 2017

Conheça a estrutura da Universíade de Verão 2017

A 29ª edição acontece na cidade de Taipei, Taiwan

Por Fabiana Barcelos

Vila receberá 10 mil atletas durante o período da Universíade 2017

A Universíade de Verão 2017 começa oficialmente no dia 19 de agosto, mas as delegações dos 170 países já começaram a chegar. E quem chega se impressiona com a grandiosidade e organização da estrutura pensada especialmente para receber as delegações. A Vila dos Atletas está localizada no distrito de Linkou, New Taipei City, e é dividida em Leste e Oeste. Possui quatro conjuntos e 34 edifícios. Os conjuntos A, B e C, denominados Zona Residencial, contam com 23 edifícios com cerca de 2.200 apartamentos.

Cada apartamento acomoda de 3 a 8 pessoas, dependendo do tamanho. No total, mais de 10.000 atletas serão acomodados durante a Universíade. Dentro da Zona Residencial, há também serviço de lavanderia, uma ampla sala fitness, área de aquecimento, restaurante, centro religioso e sala de jogos. Para proporcionar aos atletas um ambiente confortável e relaxante, bem como atender às necessidades básicas dos moradores, a Vila também apresenta atividades culturais com temas de Taiwan, para que os atletas possam aprender sobre o país enquanto relaxam.

O conjunto D, denominado Zona Internacional, possui 11 edifícios e fornece os serviços relacionados à competição. Após o final da Universíade, serão realizados trabalhos para restaurar a Vila dos Atletas à sua função original, como habitação pública.

Refeitório

A preocupação com a alimentação dos atletas é prioridade na Universíade de Verão 2017, afinal, uma dieta adequada é peça chave para que os atletas atinjam a aptidão física. Pensando nisso, um salão de jantar foi especialmente montado na Vila dos Atletas, oferecendo uma diversidade de alimentos, sempre levando em conta os hábitos alimentares de diferentes culturas e religiões.

Restaurante possui culinária de várias partes do mundo

As refeições quentes incluem pratos taiwaneses, asiáticos, europeus, mediterrânicos e halal, bem como pratos de pizza, macarrão e vegetarianos. O menu mudará a cada sete dias, para fornecer uma variedade substancial para todos os gostos. O refeitório conta, também, com uma área de bebidas, uma ilha de comida fria e área de frutas e pães. O objetivo é atender às diferentes necessidades alimentares de atletas de diferentes culturas e de diferentes esportes.

Policlínica

O serviço médico foi outra grande preocupação na Universíade de Verão. Localizada dentro da Zona Internacional, a Policlínica oferecerá aos atletas serviços como: Medicina Geral, Cirurgia Geral, Ginecologia, Ortopedia, Medicina Esportiva, Oftalmologia, Otorrino, Odontologia, Medicina Chinesa, sala de emergência (24 horas), farmácia (24 horas), diagnóstico por imagem (raio-x e ultra-som, 24 horas), laboratório (24 horas) e fisioterapia. A Policlínica está equipada com camas durante a noite para problemas médicos agudos que não requerem hospitalização, sala de controle de Doping e intérpretes. Ambulâncias também estão disponíveis para emergências médicas. Além dos atletas, os serviços médicos estarão à disposição de todas as pessoas credenciadas, incluindo treinadores, funcionários, funcionários técnicos, convidados, família FISU e mídia oficial.

O Hospital designado para atendimento é o Memorial de Linkou Chang Gung, da Fundação Médica Chang Gung, situado a apenas 2,5 km da Vila. Sua estrutura é composta por mais de tres mil camas e 1.360 médicos que estarão disponíveis para todos os pacientes ambulatoriais, serviços de emergência e hospitalização.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 será realizada em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e irá contemplar 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições acontecerão em mais de 70 praças esportivas e reunirão cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.

O Brasil estará presente em 14 modalidades esportivas, e será representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõe a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo.

Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS