Conheça São Luís, cidade sede dos JUBs Praia 2023

Capital maranhense espera receber cerca de 1,5 mil participantes durante a competição

Em nova edição dos JUBs Praia que acontecem de 23 a 30 de abril, a cidade de São Luís se prepara para sediar esta etapa dos Jogos Universitários Brasileiros que contemplam 12 modalidades – basquete 3×3, beach soccer, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, vôlei de praia, vôlei 4×4 misto e duas novidades para a edição deste ano: skate e surf.

Mas você já visitou a Ilha do Amor? São Luís é a única cidade brasileira fundada pelos franceses e uma das três capitais localizadas em ilhas – a outras são Florianópolis e Vitória. A capital maranhense possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. O território é cercado por belezas naturais e rico em manifestações culturais – como o bumba-meu-boi, os festejos juninos e a dança popular Tambor de Crioula, considerada Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seu patrimônio cultural, a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores: Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias e Graça Aranha.

O Centro Histórico de São Luís, tombado desde 1955 também pelo Iphan, possui um conjunto arquitetônico de aproximadamente 3,5 mil edificações de grande valor histórico e artístico, composto por ruas e calçadas de pedras, casarões e fachadas azulejadas, ainda mantendo as características coloniais. A preservação destes aspectos garantiram à cidade o título de Patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela UNESCO em 1997.

Foto: Divulgação / Secom – Prefeitura de São Luís

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, destaca o potencial cultural da cidade que vai receber, após 34 anos, os JUBs. “São Luís conseguiu reunir muito mais que três etnias, como o branco, o negro e o índio. Aqui é um lugar onde se reúnem as maiores etnias do Brasil e do mundo. Nós temos uma cultura muito variada, principalmente a cultura afro, que aqui foi difundida e gerou um infinidade de manifestações folclóricas que fazem com que a nossa região seja multifacetada”.

Durante os dias 26 e 28, a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), irá disponibilizar passeios turísticos no centro histórico da cidade, das 09h às 12h. As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas um dia antes da data escolhida, no Centro de Atendimento ao Turista, que ficará fixo no Sport Village, principal arena da competição.

_____________________

Os JUBs Praia 2023 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura Municipal de São Luís e Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS