DECISÃO DO BEACH SOCCER MASCULINO SERÁ ENTRE BRASIL E CHILE

Decisão do beach soccer masculino será entre Brasil e Chile

UNINASSAU-PE atropelou UNPAZ e agora pega UNAP tentando o bicampeonato

O beach soccer masculino desta sexta-feira (31) conheceu seus finalistas. As partidas semifinais foram regadas de muita disputa, não tinha bola perdida, trazendo ainda mais emoções para a competição.

No primeiro jogo da noite, os brasileiros da Universidade Maurício de Nassau de Pernambuco (UNINASSAU-PE) carimbaram a vaga para a final ao derrotar os hermanos argentinos da Universidad Nacional de José C. Paz (UNPAZ), pelo placar de 8 a 1. Na segunda partida, os chilenos da Universidad Arturo Prat (UNAP) derrotaram por 5 a 1, os argentinos do Instituto Superior de Formación Docente y Técnica (ISFDYT Nº 85).

UNINASSAU-PE representa o Brasil na final do beach soccer. Foto: Fotojump

Brasil x Argentina

O jogo foi bastante movimentado, com lances de perigo para ambos os times, mas os atletas da UNINASSAU-PE conseguiram se sobressair e venceram com certa tranquilidade. No início do primeiro tempo, o atacante Thiago Silva abusou da ousadia e arriscou uma bicicleta, fazendo o goleiro adversário, Christian Ezequiel, se esticar todo para evitar o gol.

Os brasileiros continuaram marcando pressão e não demoraram muito para abrir o placar. O abusado da camisa 9, Thiago Silva, balançou as redes, fez dancinha e agitou os torcedores na arquibancada. Os argentinos da UNPAZ sentiram o golpe e paravam os lances cometendo faltas.

O segundo tempo iniciou com mais um gol verde e amarelo. O goleiro Rafael Augusto, foi avançando com a bola, e ninguém se aproximo. Então chutou, fazendo um golaço e ampliando o marcador da UNINASSAU. Depois disso, os argentinos se perderam totalmente na partida, levando quatro gols em sequência e complicando de vez as chances de classificação para a final. João Carlos, Filipe Duarte, Thiago Silva e Diogo Alves marcaram.

O terceiro tempo foi mais equilibrado. Os jogadores da UNPAZ adiantaram a marcação, finalizaram mais a gol e foram presenteados com o gol de honra, com Francisco Emanuel. Mas logo depois perderam um pênalti com Maximiliano Geitile, dando adeus também à chance da sobrevida na partida. Danilo Gomes e Thiago Silva, fazendo seu terceiro gol na noite, finalizaram o placar em 8 a 1.

O argentino Francisco Emanuel lamentou não ter superado os brasileiros, mas de cabeça erguida para a disputa do 3º lugar. “Foi um jogo muito difícil. Esta foi a nossa terceira partida oficial, temos consciência de que poderíamos ter ido mais longe. Enfim, amanhã temos outra final. Argentino contra argentino. Estou confiante”, comentou.

O artilheiro da noite com três gol, Thiago Silva, explicou que a vaga na final foi resultado de treinamento. “Isso é fruto de um trabalho da gente. Treinamos durante dois meses, e Deus vem nos iluminando nas partidas decisivas, principalmente em um clássico desse”, disse. Ele demostrou ousadia em todos os lances e deixa o recado para os adversários da decisão. “Somos acostumados a jogar com a Argentina. O nosso futebol brasileiro não pode morrer e vamos pra cima. A equipe do Chile é a favorita, que vem com vários jogadores da seleção, mas aqui dentro de casa não vamos perder para ninguém”, finalizou, confiante no bicampeonato do Beach Games Internacional.

Chile x Argentina

Os chilenos da UNAP não tiveram muitas dificuldades para vencer os argentinos da I.S.F.D.Y.T nº 85. Desde o inicio da partida, impuseram seu ritmo de jogo e abriram o placar com Daniel Papic. Gonzalo Rota empatou para a Argentina, mas o Chile balançou as redes mais três vezes, com Abner Rojas, Pedro Silva, e o goleiro Nicolas Gomes, que também deixou o dele.

O segundo tempo começou muito faltoso. Os argentinos não conseguiam seguir o ritmo dos chilenos e partiram para a violência, chegando a ter interferência do árbitro para que a situação não fugisse do controle. Os jogadores voltaram mais dispostos a jogar bola no terceiro tempo, com muitas finalizações, e os goleiros trabalhando muito. No final da partida, Jorge Moranga precisou chutar cinco vezes para guardar o seu, finalizando o placar em 5 a 1, e carimbando o passaporte para a final diante do Brasil.

“Esta foi a partida mais difícil, contra oito jogadores da seleção chilena. Eles conseguiram fazer os jogadas e marcar os gols”, disse o argentino Santiago Daniel. Para o chileno Jorge Moranga, autor do gol da vitória, pegar o Brasil na final é um sonho. “Será uma grande partida, esperávamos por esse dia. Vamos para cima deles e que ganhe o melhor. Espero que ganhemos o ouro”, finalizou.

Neste sábado (01), conheceremos o time campeão do II International University Beach Games, com disputa entre Brasil e Chile, às 14h30. Já a disputa pelo 3º lugar será entre as duas equipes argentinas, às 13h30.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Maurício Manoel – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS