DEFINIDAS AS SEMIFINAIS DA PRIMEIRA DIVISÃO DO HANDEBOL MASCULINO

Definidas as semifinais da primeira divisão do handebol masculino

Após três jogos da fase classificatória, os dois melhores times de cada Grupo se classificaram para as semifinais

Por Matheus Asafe – Programa Jovens Jornalistas

UNIPÊ, da Paraíba, está nas semifinais do JUBs 2017. Foto: Be Nice Films

A partida entre UNIVERSO-RJ e UNIP-SP abriu a tarde de competições masculinas no último dia da fase de grupos do Handebol masculino. A equipe paulista veio para o jogo já classificada e em primeiro lugar do grupo, por ter vencido os dois primeiros adversários e somado quatro pontos. Já para o time do Rio, a vitória era imprescindível, pois o time havia conquistado apenas um ponto, dos quatro disputados. Além disso, os cariocas dependiam de uma vitória da FSBA-BA contra a UNIPÊ-PB.

O jogo começou tão quente quanto a temperatura da capital goiana. A UNIP-SP abriu o placar logo no começo, mas a UNIVERSO-RJ empatou em seguida. O primeiro tempo continuou equilibrado, com ataques perigosos para os dois lados, mas a equipe paulista foi mais precisa e terminou a primeira etapa vencendo por 15 a 9.

O segundo tempo voltou com pressão da UNIVERSO-RJ, mas os contra-ataques da UNIP-SP foram letais. Os paulistas administraram o placar e venceram a partida por 29 a 22. “Nós viemos para jogar o jogo, tentar fazer o nosso melhor. O objetivo é vir aqui, ganhar todos os jogos e ser campeão”, afirmou o técnico da universidade paulista, Álvaro Herdeiro. Na semifinal, o time de São Paulo enfrenta o primeiro colocado do Grupo B. “Agora zerou tudo, nós somos o melhor do nosso grupo, mas também vamos enfrentar os melhores do outro lado”, completa.

O segundo jogo do dia, entre UNIPÊ-PB e FSBA-BA, definiu o outro finalista do Grupo A. O time da Paraíba abriu o marcador e construiu uma vantagem ainda no primeiro tempo, terminando com o placar favorável de 22 a 9. Na etapa final, a superioridade se manteve e os paraibanos venceram a equipe da Bahia por 40 a 25. O camisa 3 e referência da UNIPÊ-PB, Wellington Esteves, conhecido como Guliver, explicou que o time encarou o jogo como uma final antecipada. “Viemos bem concentrados, porque o jogo valia a vaga nas semifinais. Daqui para a frente, são jogos de mata-mata, então precisamos entrar em quadra com o máximo de concentração”, pontuou.

Pelo Grupo B, UNIVALI-SC e UNINASSAU-PE já vieram para o jogo classificados,3 por terem vencido os dois primeiros jogos e somado quatro pontos cada. Contudo, o jogo valia a primeira colocação do grupo e os 100% de aproveitamento na primeira fase.

A disputa entre a universidade catarinense e a pernambucana é um clássico do handebol universitário brasileiro. A partida começou pegada e a equipe catarinense saiu à frente no placar, abrindo vantagem sob os pernambucanos. Ainda nos 10 primeiros minutos da etapa inicial, o camisa 5 da UNINASSAU-PE foi expulso por cometer uma falta dura na entrada da sua área.

Mas a UNINASSAU-PE não se entregou, e correu atrás da diferença. Ao fim do primeiro tempo, o placar do ginásio do Colégio da Polícia Militar de Goiás, unidade Hugo de Carvalho Ramos, marcava 13 pontos para a UNIVALI-SC e 12 para os pernambucanos. Os times voltaram para a segunda etapa e a equipe da universidade pernambucana empatou o jogo logo nos primeiros minutos.

Aos 12 minutos do segundo tempo, a UNINASSAU-PE virou o jogo e ficou à frente no placar pela primeira vez. A partir daí, o goleiro pernambucano Paulo Miguel fechou o gol e foi essencial na vitória da equipe pernambucana. “A gente se impôs em quadra, se concentrou e fez uma bela partida. Minha atuação foi fundamental, mas o grupo todo foi muito bem. Temos que jogar em conjunto, sem individualismo. Nós somos uma família”, ressalta. O jogo continuou acirrado até o último segundo. O time de Pernambuco venceu por 28 a 26 e assegurou o primeiro lugar no Grupo B.

Para cumprir tabela, a UCDB-MS enfrentou a UFMA-MA no último jogo do Grupo B. Os dois times não fizeram nenhum ponto nos dois primeiros jogos e agora disputarão com o terceiro e quarto lugares do Grupo A, para decidir quais equipes serão rebaixadas para a segunda divisão do JUBs.

Confrontos das semifinais

Os confrontos das semifinais foram definidos. Pelo Grupo B, a UNINASSAU-PE, primeira colocada, enfrenta a UNIPÊ-PB, segunda do Grupo A. Na outra decisão, a UNIP-SP, primeira do Grupo A, joga contra a UNIVILE-SC, segunda colocada do Grupo B. Os jogos são amanhã, 27, a partir das 18h, no ginásio do CPMG.

Já os terceiros lugares de cada grupo enfrentarão os quarto lugares do grupo oposto. Os dois times que perderem serão rebaixados para a segunda divisão dos Jogos Universitários Brasileiros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS