Definidas as semifinais da primeira divisão do handebol masculino
Após três jogos da fase classificatória, os dois melhores times de cada Grupo se classificaram para as semifinais
Por Matheus Asafe – Programa Jovens Jornalistas
A partida entre UNIVERSO-RJ e UNIP-SP abriu a tarde de competições masculinas no último dia da fase de grupos do Handebol masculino. A equipe paulista veio para o jogo já classificada e em primeiro lugar do grupo, por ter vencido os dois primeiros adversários e somado quatro pontos. Já para o time do Rio, a vitória era imprescindível, pois o time havia conquistado apenas um ponto, dos quatro disputados. Além disso, os cariocas dependiam de uma vitória da FSBA-BA contra a UNIPÊ-PB.
O jogo começou tão quente quanto a temperatura da capital goiana. A UNIP-SP abriu o placar logo no começo, mas a UNIVERSO-RJ empatou em seguida. O primeiro tempo continuou equilibrado, com ataques perigosos para os dois lados, mas a equipe paulista foi mais precisa e terminou a primeira etapa vencendo por 15 a 9.
O segundo tempo voltou com pressão da UNIVERSO-RJ, mas os contra-ataques da UNIP-SP foram letais. Os paulistas administraram o placar e venceram a partida por 29 a 22. “Nós viemos para jogar o jogo, tentar fazer o nosso melhor. O objetivo é vir aqui, ganhar todos os jogos e ser campeão”, afirmou o técnico da universidade paulista, Álvaro Herdeiro. Na semifinal, o time de São Paulo enfrenta o primeiro colocado do Grupo B. “Agora zerou tudo, nós somos o melhor do nosso grupo, mas também vamos enfrentar os melhores do outro lado”, completa.
O segundo jogo do dia, entre UNIPÊ-PB e FSBA-BA, definiu o outro finalista do Grupo A. O time da Paraíba abriu o marcador e construiu uma vantagem ainda no primeiro tempo, terminando com o placar favorável de 22 a 9. Na etapa final, a superioridade se manteve e os paraibanos venceram a equipe da Bahia por 40 a 25. O camisa 3 e referência da UNIPÊ-PB, Wellington Esteves, conhecido como Guliver, explicou que o time encarou o jogo como uma final antecipada. “Viemos bem concentrados, porque o jogo valia a vaga nas semifinais. Daqui para a frente, são jogos de mata-mata, então precisamos entrar em quadra com o máximo de concentração”, pontuou.
Pelo Grupo B, UNIVALI-SC e UNINASSAU-PE já vieram para o jogo classificados,3 por terem vencido os dois primeiros jogos e somado quatro pontos cada. Contudo, o jogo valia a primeira colocação do grupo e os 100% de aproveitamento na primeira fase.
A disputa entre a universidade catarinense e a pernambucana é um clássico do handebol universitário brasileiro. A partida começou pegada e a equipe catarinense saiu à frente no placar, abrindo vantagem sob os pernambucanos. Ainda nos 10 primeiros minutos da etapa inicial, o camisa 5 da UNINASSAU-PE foi expulso por cometer uma falta dura na entrada da sua área.
Mas a UNINASSAU-PE não se entregou, e correu atrás da diferença. Ao fim do primeiro tempo, o placar do ginásio do Colégio da Polícia Militar de Goiás, unidade Hugo de Carvalho Ramos, marcava 13 pontos para a UNIVALI-SC e 12 para os pernambucanos. Os times voltaram para a segunda etapa e a equipe da universidade pernambucana empatou o jogo logo nos primeiros minutos.
Aos 12 minutos do segundo tempo, a UNINASSAU-PE virou o jogo e ficou à frente no placar pela primeira vez. A partir daí, o goleiro pernambucano Paulo Miguel fechou o gol e foi essencial na vitória da equipe pernambucana. “A gente se impôs em quadra, se concentrou e fez uma bela partida. Minha atuação foi fundamental, mas o grupo todo foi muito bem. Temos que jogar em conjunto, sem individualismo. Nós somos uma família”, ressalta. O jogo continuou acirrado até o último segundo. O time de Pernambuco venceu por 28 a 26 e assegurou o primeiro lugar no Grupo B.
Para cumprir tabela, a UCDB-MS enfrentou a UFMA-MA no último jogo do Grupo B. Os dois times não fizeram nenhum ponto nos dois primeiros jogos e agora disputarão com o terceiro e quarto lugares do Grupo A, para decidir quais equipes serão rebaixadas para a segunda divisão do JUBs.
Confrontos das semifinais
Os confrontos das semifinais foram definidos. Pelo Grupo B, a UNINASSAU-PE, primeira colocada, enfrenta a UNIPÊ-PB, segunda do Grupo A. Na outra decisão, a UNIP-SP, primeira do Grupo A, joga contra a UNIVILE-SC, segunda colocada do Grupo B. Os jogos são amanhã, 27, a partir das 18h, no ginásio do CPMG.
Já os terceiros lugares de cada grupo enfrentarão os quarto lugares do grupo oposto. Os dois times que perderem serão rebaixados para a segunda divisão dos Jogos Universitários Brasileiros.