Foto: Saulo Cruz/CBDU

A Universíade de Verão 2019 começou! Em uma noite marcada pelo calor – da cidade e do público –, o estádio San Paolo, em Nápoles, virou palco para a cerimônia de abertura da segunda maior competição poliesportiva do mundo na última quarta-feira (3).

A festa começou às 21h no horário de Nápoles (16h no horário de Brasília). A maior parte das competições tem início nesta quinta-feira (4), reunindo milhares de atletas de mais de 100 países.

Estiveram presentes no evento o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o presidente da FISU, Oleg Matytsin. O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, deixou seu recado através de um vídeo.

Em homenagem ao país sede, os brasileiros desfilaram com uma roupa de pizzaiolo com o escrito “Obrigado por tudo: pelo esporte, pela cultura e especialmente pela pizza”, fazendo referência ao prato criado na cidade.

A atleta Gabrielle Costa, campeã pelo futebol na edição 2017 em Taipei, foi a porta-bandeira do Brasil. Em seguida, o Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Cerqueira, entrou acompanhando os atletas.

Os italianos fizeram questão de fazer uma recepção calorosa para os brasileiros – que dançaram por todo o caminho – aplaudindo a delegação durante toda sua passagem e interagindo com os atletas.

Ao se posicionarem no meio do campo, as delegações formavam um “U” de Universíade, que representou um grande abraço dos italianos para o resto do mundo. A letra também representou o slogan dessa edição – #ToBeUnique.

Logo no início, uma encenação da sereia Partenope, mascote dos Jogos, apareceu do céu e flutuou até o mar, representado por um tecido brilhoso. Do outro lado, era possível ver a imagem de um Vesúvio tridimensional, feito de luzes pretas e vermelhas.

Um dos pontos altos da festa foi quando o napolitano Lorenzo Insigne, jogador do time de futebol Napoli e da seleção italiana, chutou uma bola em chamas que entrou no vulcão, o acendendo e estourando fogos de artíficios.

A parte mais emocionante da cerimônia foi quando o tenor Andrea Bocelli, ídolo italiano, entrou em cena. O cantor se apresentou ao lado de seu filho, Matteo Bocelli, e foi ovacionado de pé por todos presentes no estádio.

É possível acompanhar a Universíade de Napoli pela ESPN 2 e pelo Watch ESPN.

Para ver as fotos do evento, acesse o Facebook da CBDU.

0 Comments

No Comment.