DESFILE DE ANIVERSÁRIO DE MARINGÁ DESTACA JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

Mais de 3 mil pessoas desfilaram em comemoração aos 71 anos de Maringá; cidade receberá em novembro a Fase Final do JUBs 2018

Com informações da Prefeitura de Maringá

Bandeiras da CBDU e do JUBs foram hasteadas ao lado das bandeiras do Brasil, do estado do Paraná e do município de Maringá. Foto: CBDU

A manhã ensolarada, de céu azul e clima ameno, criou o cenário perfeito para a celebração do aniversário de Maringá, com o tradicional desfile cívico-militar, iniciado com hasteamento das bandeiras nesta segunda, 14, às 8 horas. Bandeiras dos Jogos Universitários Brasileiros e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário também foram hasteadas. A Fase Final da competição será realizada em Maringá entre os dias 04 e 11 de novembro. Bandeirolas distribuídas ao público reforçaram o clima de comemoração. Estiveram presentes na solenidade o prefeito Ulisses Maia, e o vice, Edson Scabora, além de autoridades locais, estaduais e federais.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, hasteou a bandeira da Confederação ao lado das bandeiras do Brasil, do estado, da cidade e do JUBs. “Foi muito importante para a CBDU e para o esporte universitário brasileiro fazer parte oficialmente do aniversário de 71 anos da cidade de Maringá. O prefeito está de parabéns, a cidade está muito bonita, a população se mostrou muito satisfeita e a CBDU sente-se honrada com isso. Participar da solenidade de hasteamento das bandeiras nos mostrou o valor que está sendo dado ao esporte universitário aqui em Maringá, onde o próprio desfile teve como tema o JUBs, com faixas alusivas ao evento, com diversos atletas participando e representando o movimento do esporte universitário”, destacou o presidente.

Luciano Cabral hasteia a bandeira da CBDU durante comemoração do aniversário de Maringá. Foto: CBDU

Luciano ainda enfatizou que a cultura da cidade, de promover diversos programas e projetos que envolvem a população, será trazida para dentro do JUBs. “A gente pôde observar como a cidade de Maringá se envolve com essas ações. Muitas pessoas da cidade, famílias, prestigiando o desfile, além de diversos projetos que a cidade desenvolve, que mantém o orgulho do município de ser um dos melhores do país para se viver. E isso é importante para a CBDU, não só pela valorização do esporte universitário, mas também para que a gente entenda melhor como funciona a população de Maringá, e que em novembro, quando da realização dos Jogos, a gente possa inclusive contemplar todas essas ações da cidade, engajar todos esses movimentos da comunidade, da população, para que os Jogos tenham uma amplitude maior, um alcance maior, e ultrapassem as barreiras do esporte. Que tenha um impacto mais significativo do que o impacto econômico e a experiência gerada aos atletas, mas que tenha também um impacto na população, mostrando o valor do esporte dentro do ambiente educacional”.

Desfile dos 71 anos de Maringá

As arquibancadas instaladas na avenida XV de Novembro e o espaço ao longo da via foram ocupadas por milhares de pessoas. O bloco militar, como já é tradição, abriu o desfile. Tiro de Guerra, 4º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil receberam aplauso do público, momento em que um pequeno intervalo foi ocupado pelo prefeito Ulisses Maia. “Nesta data, quero conclamar todos os cidadãos e cidadãs de Maringá a praticar o ′maringaísmo′, um sentimento baseado no amor por nossa cidade e por tudo que ela representa, e uma firme determinação de torná-la melhor para todos e para todas. Que andemos por nossa cidade com o mesmo orgulho de nossos antepassados, com a cabeça altiva e o coração cheio de esperança, arrojo e coragem. Quero pedir que participem da vida da cidade, que cobrem nossa administração. Não tememos cobranças”, disse Ulisses Maia.

O desfile seguiu dividido em diversos blocos, dando visibilidade a entidades e instituições que dão a dimensão de metrópole a Maringá, cidade que chega aos seus 71 anos com 405 mil habitantes, posicionando-se como referência nacional de qualidade de vida.

Jogos Universitários Brasileiros 2018 – Fase Final

O JUBs Fase Final será disputado entre os dias 04 e 11 de novembro, em 14 modalidades: Judô, Atletismo, Natação, Vôlei de Praia, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, JUBs Acadêmico, além de esportes eletrônicos (FIFA 2017 e League of Legends), e as paradesportivas (Natação, Atletismo e Tênis de Mesa).

O principal palco da competição será a Vila Olímpica de Maringá, onde estão previstos jogos nas modalidades individuais e coletivas, além do Boulevard dos Atletas e refeitório.

NOTÍCIAS RELACIONADAS