DIÁRIO DE VIAGEM: PROGRAMA DE LIDERANÇA EM VOLUNTARIADO DA FISU

Diário de Viagem: Paula Vasconcelos conta o seu dia a dia no Programa de Liderança em Voluntariado da FISU

*Por Paula Leal Vasconcelos

“Todos os dias temos aulas, precedidas de palestras com profissionais com larga experiência no trabalho com voluntariado em grandes eventos esportivos no mundo. Como parte da jornada, diariamente temos uma roda de debates e interação com todos os participantes sobre os assuntos abordados.

Sedimentamos o conhecimento explanado e enriquecemos ainda mais o conteúdo por meio da vivência de cada participante com o trabalho com os voluntários em seus países. Essa troca de experiência talvez seja a principal e mais importante fonte de todo conhecimento que estou acumulando aqui. Fica cada dia mais claro o peso das influências culturais, os pontos comuns e as diferenças que podem colaborar para a efetividade desse trabalho em grandes eventos nacionais e internacionais. Com todas essas ferramentas disponibilizadas, nós, participantes, vamos reciclando as ideias antigas e criando novas perspectivas e estratégias para sermos cada vez mais eficazes em cada cada etapa desse trabalho, que é tão importante para todo e qualquer evento esportivo.

O conteúdo é sempre muito rico e extenso. Somos avaliados o tempo inteiro. Buscam a nossa participação constantemente em todas as atividades, assim como deve ser no trabalho voluntário, buscar a participação e interação de todos. A organização do evento criou um site onde encontramos mais conteúdo e aulas. Nesse espaço virtual, cada participante tem um perfil e uma área própria restrita, onde podemos acompanhar as nossas avaliações e desempenho. O objetivo da semana é clara, nos preparar para sermos líderes e para formarmos novos líderes. Sempre é explicado e ratificado o quanto os voluntários são importantes e peças fundamentais nos grandes eventos esportivos.

A programação diária é bem intensa. Acordamos e fazemos 30 minutos de exercícios. Isso tem sido maravilhoso, porque além de, literalmente, despertar para o dia de descobertas e aprendizados, acaba sendo mais uma ferramenta de interação com os 100 participantes de 91 países que aqui estão. Interagimos com todos os participantes o tempo todo. Depois temos classes o dia todo. Tem sido um intercâmbio riquíssimo em todos os aspectos. Na tarde desta terça-feira fizemos um city tour pela cidade. Percebo o quanto a organização está engajada nesse evento. Estão tentando fazer com que todos se interessem por tudo o tempo todo e conheçam um pouco de cada cultura, inclusive as dificuldades enfrentadas por cada país nos aspectos: social, cultural e profissional.

Estou muito feliz e empolgada por estar participando de um evento tão grandioso como este, representando o Desporto Universitário Brasileiro. A gratidão é ainda maior por me perceber também protagonista desse evento, podendo enriquecer as discussões com as minhas experiências acumuladas com o trabalho em dois JUBs (2013 e 2014) como coordenadora do Voluntariado e com os trabalhos realizados na Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos, realizados do Brasil. Têm sido dias repletos de experiências únicas, do nascer ao pôr do sol. E olhe que o sol se põe bem tarde por aqui (risos). Brincadeiras à parte, com certeza vou levar para o resto da minha vida cada lição e conhecimento colhido aqui na Rússia. São tantos países, culturas tão distintas, tantas diferenças, tantas intercessões, e poder viver, aprender e ser parte disso tudo é imensurável.

Como sei do pioneirismo e engajamento da CBDU no trabalho junto ao voluntariado, não vejo a hora de desembarcar no Brasil e colocar em prática tudo que tenho aprendido. E claro, passar para outros voluntários tudo que foi vivido aqui na Rússia, afinal, é dividindo conhecimento que somamos. E quando aprendemos a somar nos transformamos em líderes da melhor qualidade, aquele que desperta o líder que vive dentro de cada um de nós. Em cada etapa das Ligas do Desporto Universitário, em cada JUBs, em cada Fórum, em cada Mundial que realizarmos, estou pronta para receber e dividir com cada voluntário que se apresentar. daquele jeitinho: euforia e brilho no olhar, mãos ansiosas para o trabalho e uma cabeça e coração cheios de vontade de aprender.

Vamos nessa atrás do nosso ouro!”

Confira aqui os detalhes do evento, que acontece até a próxima sexta-feira, em Kazan, na Rússia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS