DISPUTA DO TÍTULO DO XADREZ ABRE AS COMPETIÇÕES DO JUBS 2017

Disputa do título do xadrez abre as competições do JUBs 2017

Atletas de todo o país competem por quatro dias o título de melhor enxadrista universitário do Brasil em Trindade

Por Wesley de Souza – Programa Jovens Jornalistas

Xadrez abre o JUBs 2017. Foto: Be Nice Films

O JUBs 2017 começou oficialmente. As disputas do xadrez tiveram início nesta quinta-feira (19) no Centro Administrativo da Prefeitura de Trindade, município vizinho a Goiânia. Os 95 atletas – 56 homens e 36 mulheres – de várias partes do país chegaram até aqui após serem campeões em seus Estados. As finais determinarão os campeões brasileiros da modalidade.

Pelas regras do torneio, sete rodadas serão disputadas em formato suíço. Os próximos três dias terão duas rodadas, uma pela manhã e outra pela tarde. Cada vitória contabiliza um ponto. Em caso de empate, contabiliza-se meio ponto para cada, dependendo dos critérios de desempate.

Francisco Muniz veio disputar o JUBs representando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O rapaz, de 21 anos e estudante de Engenharia Civil, já tem um histórico em competições de alto nível. Segundo o atleta, o JUBs é o terceiro torneio mais difícil que já disputou. Ele diz que, apesar da experiência, não vai se cobrar. “Esse é o primeiro torneio de alto nível que jogo com gente da minha idade. Os demais torneios que já participei foi com gente bem mais velha, então não vou me cobrar tanto”.

Gustavo Horokoshi vem para o seu primeiro JUBs também com histórico de alto nível na bagagem. O paranaense de 20 anos, atleta da Unicesumar-PR, é atual campeão estadual na categoria sub-18 e vice-campeão paranaense universitário. Para ele e os demais atletas da comissão paranaense, a oportunidade de jogar o JUBs é ímpar para qualquer atleta universitário:

“A iniciativa da federação é muito boa ao fazer este evento, pois é o momento de prestigiar os atletas que devem conciliar o estudo, o trabalho e o esporte. Por isso estamos muito felizes de estar aqui no torneio e devemos dar o nosso melhor para fazer jus à grandeza do torneio”.

As disputas do xadrez irão até o próximo domingo (22) sempre com duas rodadas, uma pela manhã e outra pela tarde. A cidade de Trindade é quem recebe as partidas, no prédio do Centro Administrativo da Prefeitura da cidade, que fica na Av. Raimundo de Aquino, nº 420, na Vila Pai Eterno.

Sobre o JUBs 2017
Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

A cerimônia de abertura será na próxima quinta-feira (19), com show da dupla goiana Israel e Rodolffo, a partir das 19 horas, no Ginásio Rio Vermelho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS