DUPLAS ENTRAM EM QUADRA EM BUSCA DO TÍTULO DO VÔLEI DE PRAIA

Duplas entram em quadra em busca do título do vôlei de praia

Partidas acirradas movimentam o primeiro dia de disputas em Goiânia

Por Wesley Souza – Programa Jovens Jornalistas

As partidas foram disputadas no Orla Terral – Foto: Be Nice

Começou na manhã de hoje (20) a briga pelo posto de melhor dupla no vôlei de praia JUBs 2017. Quarenta e oito jogos – 24 do feminino e 24 do masculino – abriram o primeiro dia de disputas da modalidade. A fase classificatória acontecerá no sábado (21) e as finais no domingo (22).

Diversas universidades já entraram em quadra em busca do título. Uma delas foi a UEBC-TO, representada pelas alunas-atletas Karoliny Rocha e Thaís Barbosa, estudantes de Zootecnia e Arquitetura e Urbanismo, respectivamente. Apesar de participarem pela primeira vez do Jogos Universitários, as atletas possuem em seus currículos títulos do vôlei de quadra e de areia. Segundo elas, essa experiência em outros torneios de alto nível ajuda na disputa do título em Goiânia.

Karoliny disputa pela primeira vez um campeonato na areia. Segundo ela, a primeira e principal adaptação que teve que fazer em seu jogo foi tirar da cabeça que não é quadra. “Muda muita coisa. Trabalho de perna muda, o ataque é totalmente diferente. No vôlei de praia a gente não pode dar passe, por exemplo. É tudo muito diferente”, conta a atleta.

No JUBs 2017 a presença do técnico é opcional. Algumas equipes trouxeram seus treinadores e outras não. Carolina Goerl, 21, e Victoria Strehl, 20, alunas do curso de Educação Física e representantes da UFRGS-RS dizem que a falta de um treinador não influencia na forma de jogo da dupla. “Não influencia porque nós sempre viajamos sem treinador. Temos patrocínio, mas ele não banca treinador, então somos só nos duas”, explica.

A dupla gaúcha joga juntas há um ano e ambas também possuem disputas de alto nível no currículo, como por exemplo o Challenger .

Há também quem prefira a presença do treinador fora de quadra. Lydia Mousinho – 20 anos, aluna de Odontologia – e Luci Lucena – 23 anos, pós-graduanda na área de Engenharia Civil –, alunas-atletas da Unipê-PB disputam o JUBs pela primeira vez. Para elas, a presença do treinador ao lado da quadra é essencial. “É importante ter alguém que diga onde sacar, onde largar, onde posicionar pra defender. Além do mais o nosso treinador foi preparador físico do Ricardo e Emanuel (campeões olímpicos em Atenas, 2004), então sua experiência nos ajuda muito”, comenta.

Pelas regras da modalidade, cada equipe vencedora contabiliza dois pontos. A que sair de quadra derrotada contabiliza um. Em caso de vitória por W.O., a equipe vencedora não ganha pontos. Cada set dura 21 pontos e ao final de cada ocorre o tempo técnico. Cada equipe tem direito a um tempo de 30 segundos para descanso por set.

As partidas estão sendo disputadas durante toda a manhã no Orla Terral, que fica no Clube de Oficiais da Polícia Militar, localizado na Rua 148, nº173, no Setor Marista, Goiânia-GO.

Sobre o JUBs 2017

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS