EM DOIS DIAS, ATLETAS QUEBRAM NOVE RECORDES NO JUBS ATLETISMO EM FORTALEZA

Digital Produções/CBDU

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de atletismo 2019 foram marcados pela emoção e superação. Em dois dias, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) registraram nove recordes na competição.

A primeira quebra de tempo veio com Anderson Freitas, da SOGIPA-RS, na prova dos 400m. O velocista terminou a prova em 46”31, 0″06 abaixo do antigo recorde de Kaio Vinicius da IFSP-SP.

No revezamento 4×100 feminino, as atletas da Celso Lisboa-RJ quebraram o recorde que era do Centro Universitário Augusto Motta-RJ desde 2006. Mariana da Costa, Gabriela Silva, Bianca Cristina e Maria Vitória entraram para a história da competição com o tempo de 45”68, 0”58 a menos que a última marca.

E os atletas da Celso Lisboa-RJ não pararam por aí: não satisfeitas com uma medalha, Maria Vitória e Gabriela Silva também garantiram mais um ouro e um recorde para cada – a primeira no salto triplo com 13.02 e a segunda nos 200m com o tempo de 23.68.

Maria Vitória durante os JUBs Atletismo 2019 (Foto: Digital Produções/CBDU)

Maria Vitória, que também conquistou o título sul-americano sub-20 em junho na Colômbia, conta da sensação de conquistar mais uma medalha.

“Valeu muito a pena [todo o esforço] porque no Rio de Janeiro estamos passando muita dificuldade em relação a lugar pra treinar, temos que nos virar. Mas estou muito feliz com o resultado, por tudo que aconteceu esse ano, pelo Sul Americano, pelo recorde e por poder estar competindo mais uma vez no JUBs. Agora é pensar na temporada 2020, ano que vem tem o Sul Americano Sub-23, então é treinar pra ficar entre as primeiras do ranking.”

A UNIP-SP também teve três recordes para a conta: Marlene Ewellyn nos 400m com barreiras, July Ferreira nos 800m e Wellington Silva no arremesso de peso.

Pela UPIS-DF, Matheus Américo, além de conquistar o tricampeonato na prova, quebrou seu próprio recorde nos 800m e de 1’48”65 diminuiu seu tempo para 1’48”52.

“O JUBs é uma competição bem importante, gosto de participar dela porque é uma das últimas do ano e, encerrar [o ano] assim, tricampeão brasileiro [universitário] dá uma motivação maior para alcançarmos voos maiores. Ela prepara muita gente pros Jogos Olímpicos, Mundiais, tem muita gente grandiosa que participa desse evento e a gente a sempre coloca ela no nosso calendário”, conta Matheus.

Wellington, Matheus e Marlene também representaram o Brasil na Universíade de Verão, segundo maior evento poliesportivo do mundo que aconteceu em julho na Itália.

José Fernando Ferreira nos JUBs 2019 (Foto: Digital Produções/CBDU)

Por fim, José Fernando Ferreira da UniNassau-PE começou bem a sequência de provas e confirmou seu favoritismo no decatlo. O recorde era de Luiz Alberto Cardoso, da UNIP-SP, com a marca de 7291. O pernambucano agora é o recordista da prova com a marca de 7340.

Confira os resultados completos no boletim informativo.

Outros destaques

Além dos recordes, a competição teve outros destaques como Jonatan Rodrigues, da UFSC, que se tornou tricampeão nos 100m e 200m. O atleta também representou a delegação brasileira na Universíade de Napoli e falou sobre a importância do esporte universitário no Brasil.

“Eu acho que, principalmente, quando os atletas de atletismo chegam na categoria adulta, têm cada vez menos competições. Para conciliar as rotinas de estudos e competições, se torna cada vez mais difícil. Então o esporte universitário é uma nova porta que se abre, uma nova oportunidade para os atletas e eu vejo que é um ramo do atletismo no Brasil que vem crescendo e se destacando bastante”, explica.

Na Universíade de Verão, o atletismo foi responsável por 7 das 17 medalhas que o Brasil conquistou – 4 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.

Flávia Maria (de branco) durante a proa nos JUBs Atletismo 2019 (Foto: Digital Produções/CBDU)

Flávia Maria de Lima, da UniCesumar-PR, participou do seu primeiro JUBs este ano e logo de cara conquistou a medalha de ouro nos 3000m, mas quem vê a atleta nas pistas, não imagina os caminhos que já trilhou.

A paranaense já conquistou medalhas no Campeonato Sul Americano e no Pan Americano de 2015, além de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, nos 800m.

Flávia ficou grávida em 2017 e, durante a gravidez, começou a cursar Educação Física. Hoje, graças ao esporte universitário, a atleta conseguiu voltar às pistas e está enfrentando os novos desafios que aparecem – seja ser mãe, seja correr 3000m.

JUBs Fase Final

O JUBs Atletismo foi a última competição antes da Fase Final, que acontece de 21 a 28 de outubro na Bahia. O evento conta com 13 modalidades e reunirá aproximadamente 3 mil atletas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS